Geral

Patrimonialização museal em debate em Aula Aberta

09/09/2021

15:45

Por: Assessoria de Imprensa

Evento será on-line no dia 13 de setembro

Quando as coisas se transformam em objetos de museu? Saberes, crenças e fazeres também pertencem ao museu? Com base nestes e em outros questionamentos, a próxima Aula Aberta da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (Repac) tem como tema “Do objeto a patrimônio: o papel da pesquisa no processamento museológico”, tendo como convidada a professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, Dra. Ana Carolina Gelmini de Faria. A atividade será realizada no dia 13 de setembro, com início às 19h30min e será transmitida pelo canal do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) no Youtube e também pelo Facebook do PPGH. 

Sobre a convidada
Museóloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), com especialização em Psicopedagogia Institucional e Educação Especial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área museológica atuando principalmente nos seguintes temas: Museologia, Educação em museus, História dos museus, Teoria museológica e Pesquisa museológica. 

Atualmente é professora adjunta do curso de Bacharelado em Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/ Fabico/ UFRGS) e professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma Universidade, do qual é coordenadora substituta (PPGMuspa/UFRGS). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades, e do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio (Gemmus), no qual atualmente é vice-líder.