Geral

O historiador e o momento atual é tema de aula inaugural do PPGH/UPF

17/08/2018

17:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) realizou, no dia 16 de agosto, uma Aula Inaugural. O tema do evento foi “O historiador e o momento atual”, proferido pelo Dr. Claudio Henrique de Moraes Batalha, que é professor da Unicamp e coordenador da Área de História da Capes. A atividade ocorreu no auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I. 

A coordenadora do PPGH, Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel, e o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, deram as boas-vindas ao público e ao palestrante da Aula Inaugural. 

Batalha falou sobre como o historiador deve lidar com a análise da situação vivida atualmente no país. “É um momento de crise, em termos de situação econômica, do quadro político, e a ideia é falar sobre a maneira como o historiador deve pensar esse momento. De que maneira ele pode usar a técnica da profissão para lidar com a interpretação do momento, no sentido de uma melhor compreensão”, comentou o professor, ressaltando ainda que este é um momento que chama a um certo engajamento, que também tem que ter limite. “Parte desse limite, paradoxalmente, provém da lógica da profissão, ou seja, faz parte da lógica do historiador a construção de hipóteses explicativas, a verificação delas, e, uma vez essas hipóteses não se mostrando válidas, ele tem que reformular. E isso significa que não necessariamente é um discurso que seja facilmente aceitável por uma organização, partido ou grupo, etc..”, acrescentou.