Extensão

Laboratório de Estudos das Crenças comemora cinco anos

05/11/2020

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na próxima semana, o Laboratório de Estudos das Crenças (LEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e curso de História da UPF, comemora cinco anos de atividades. Para marcar a data, haverá uma discussão aberta com o professor Dr. Artur César Isaia, (UFSC/Unilasalle). O tema será "A palavra escrita na Umbanda: ficção e identidade". O encontro será pela Plataforma Zoom na segunda-feira, dia 9 de novembro, a partir das 19h30min. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Coordenado pela professora Dr. Gizele Zanotto, o LEC, antecedido por pesquisas sobre a historicidade religiosa com atividades iniciadas em 2009, foi formalizado em 2015. Seu objetivo é desenvolver ações e atividades relativas à promoção e consolidação dos estudos das crenças, especialmente religiosas, entre os acadêmicos da UPF, a partir de um olhar multidisciplinar ancorado na disciplina da História das Religiões

De acordo com Gizele, ao longo dos cinco anos, o projeto Religiões e Religiosidades: Possibilidades de pesquisa, foi o articulador da produção de graduandos, mestrandos e doutorandos que se dedicaram a compreender o fenômeno religioso em sua diversidade e riqueza social. “Entre as matrizes religiosas já estudadas por membros do LEC temos os catolicismos, protestantismos, neopentecostalismos, religiões afro-brasileiras, espiritismo, crenças batistas e budistas, para além de enfoques sobre religiosidade e cultura e devoções locais e regionais”, destaca a coordenadora.

Informações sobre o evento, dúvidas e orientações pelo e-mail laboratorioestudoscrencas@gmail.com.