Geral

Aula Aberta discute colecionismos

07/05/2021

15:41

Por: Assessoria de Imprensa

A Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (Repac), ligada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), promove, no próximo dia 17 de maio, a Aula Aberta “Colecionismo: organização da experiência e processos de pré-patrimonialização”. A atividade será ministrada pelo professor Dr. José Rogério Lopes, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade de Rio Grande e professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. A aula terá início às 19h30min e será transmitida pelo Canal do Programa de Pós-Graduação em História no Youtube. Informações podem ser obtidas pelo e-mail repac.rededepesquisa@gmail.com.

Sobre o convidado 
O professor José Rogério Lopes tem graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté; mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; realizou estágio como pesquisador sênior em Ciências Sociais na Universidade de Cabo Verde, com bolsa Capes/AULP. Atualmente, é professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade de Rio Grande, além de ser professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Coordena o Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil (LaPCAB). Tem experiência nas áreas de Sociologia, com ênfase em Sociologia da cultura, e Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas culturais e ambientais, processos de patrimonialização, turismo, colecionismos, religiosidade popular e identidade.

Sobre a Repac
Vinculada ao Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (Nemec) e ao escopo da Linha Cultura e Patrimônio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), a Repac congrega ainda diferentes instituições de pesquisa e memória, com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como interessados e pessoas ligadas a espaços de custódia e memória, das mais diversas localidades, potencializando a troca de saberes e de técnicas. Para este ano de 2021, a Repac está propondo uma série de encontros on-line, divididos entre aulas abertas virtuais com especialistas e encontros entres os membros da Rede, para a discussão de textos. Conheça a proposta em https://repacrededepesquis.wixsite.com/repac. Para participar do Grupo de Estudos da Repac, é necessária a inscrição prévia, que pode ser feita AQUI.