Pesquisa e Inovação

Professores e egresso do PPGEng palestram em evento internacional sobre edifícios sustentáveis

02/12/2022

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A temática abordada foi "O papel das instituições de ensino superior para a implantação de edifícios Netzero no Brasil"

No contexto das mudanças climáticas, as edificações são grandes emissoras de gases do efeito estufa ao longo do seu ciclo de vida. Para reduzir e até mesmo zerar estas emissões, o conceito de Netzero Buildings tem sido difundido nos últimos anos pelo Green Building Council Brasil (GBC), entidade responsável pela certificação de edifícios sustentáveis LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

O termo “Netzero” se relaciona à redução de emissões nas edificações, principalmente a autossuficiência em energia (Netzero Energy Building). Nesse sentido, o GBC promoveu a conferência internacional Green Building 2022, da qual participaram o Dr. Marcos Frandoloso e o Dr. Vandré Brião, professores da Universidade de Passo Fundo (UPF), e Sidnei Matana Júnior, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF. Eles ministraram a palestra "O papel das instituições de ensino superior para a implantação de edifícios Netzero no Brasil".

Na atividade, foi apresentado o resultado do estudo "The role of HEIs to Achieve SDG7 Goals from Netzero Campuses: case studies and possibilities in Brazil", publicado no International Journal of Sustainability in Higher Education, sobre o panorama das estratégias Netzero das IES listadas no ranking internacional de sustentabilidade UI GreenMetric, do qual a UPF participa. Foram identificadas como estratégias mais recorrentes o uso de energia fotovoltaica e a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos LED.

Também foram apresentadas as estratégias e pesquisas realizadas pela UPF nesta temática. Entre elas, está o projeto de pesquisa com cooperação internacional “Drinking Water From Rain”, liderado pelo professor Vandré com objetivo de desenvolver a potabilização de água da chuva; e o estudo de viabilidade técnica econômica para tornar o edifício L1 autossuficiente em energia, realizado pelo egresso Sidnei em sua dissertação de mestrado no PPGEng. Por fim, ainda foi apresentado o projeto de pesquisa "Uso de microalgas na envoltória das edificações para mitigação/sequestro de carbono", que utilizará o edifício L1 como laboratório para desenvolver elementos de sombreamento de fachada com fotobiorreatores fechados de microalgas que irão consumir dióxido de carbono do ar, pesquisa com fomento pela FAPERGS, que envolve um grupo multidisciplinar e interinstitucional.

Conforme Sidnei, o Brasil apresenta um cenário favorável para a expansão dos Netzero Buildings, pois há disponibilidade de fontes renováveis de energia e uma política de eficiência energética de longa data, porém ainda há um gargalo de comunicação entre academia e mercado, que poderá ser solucionado pela atuação das universidades como laboratórios vivos através da pesquisa e dos hubs de inovação, como a UPF e o UPF Parque.

Para os professores Marcos e Vandré, é importante que os estudos acadêmicos, de graduação e pós-graduação, explorem o potencial de criatividade e inovação dos alunos, com propostas proativas para o enfrentamento à crise climática, não apenas no cenário futuro, mas sobretudo do momento presente.

O acesso a todo o conteúdo do evento é gratuito e está disponível até segunda-feira, 5/12. As inscrições podem ser feitas no link.