Pesquisa e Inovação

Mestrados e doutorados UPF: conheça as ações que levam à excelência dos programas

17/10/2022

11:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti | Assessoria de Imprensa

A avaliação mais recente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) evidenciou a força dos mestrados e doutorados da UPF. Todos os 15 Programas de Pós-Graduação da Instituição elevaram ou mantiveram seus conceitos, em avaliação que considera aspectos como estrutura, produção científica e impacto social, econômico e cultural.

Para alcançar esse resultado, a UPF desenvolve práticas de inovação e aprimoramento dos Programas. Conheça as principais:

Currículos em sintonia com a atualidade

Diante das modificações no sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu da Capes, a então Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF aprovou, em abril de 2020, novas diretrizes para apresentação de propostas de reforma curricular dos cursos. Todos os programas apresentaram proposta de reforma curricular para implantação em 2021, incluindo reforma regimental.

Destaca-se, contudo, que as reformas dos currículos e das linhas de pesquisa são norteadas, basicamente, a partir das necessidades identificadas pelos Programas. Tais necessidades são oriundas das transformações do contexto interno e externo, de demandas de uma sociedade em constante transformação.

Qualificação contínua dos professores

A UPF mantém políticas de incentivo à formação, que incluem, por exemplo, estágio de pós-doutoramento, mobilidade acadêmica, através de intercâmbio docente e discente e, principalmente, publicações em periódicos internacionais de impacto e participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

Produção científica sintonizada com a realidade
A Instituição acompanha e estimula o trabalho de seus programas de pós-graduação stricto sensu. Assim, especialmente até o final do primeiro semestre do período de avaliação da CAPES, os programas devem encaminhar documento aprovado pelos respectivos colegiados, contendo o planejamento estratégico referente ao período de avaliação em curso. Além disso, cada Programa possui uma política de autoavaliação, responsável por acompanhar, entre outros aspectos, a relação das produções com as linhas e os projetos de pesquisa, a adequação das teses e dissertação e a publicação dos resultados em periódicos qualificados e sua aplicabilidade. Além disso, anualmente é realizado o Workshop Pós-Graduação Stricto Sensu UPF, ocasião em que os colegiados se reúnem para discutir estratégias e avaliar resultados.

Internacionalização

Por acreditar que a internacionalização é prioritária para a busca da excelência do ensino superior em escala mundial, em 2018 a UPF aprovou o Plano Estratégico de Internacionalização – PEI 2018-2022. O objetivo do PEI é “promover e ampliar o nível de internacionalização da UPF com vistas ao fortalecimento da imagem e à inserção institucional no cenário mundial, promovendo e qualificando o intercâmbio bilateral científico e cultural e, também, as parcerias para o desenvolvimento sustentável”.

Para tanto, na última quadrienal foram ampliadas oportunidades de mobilidade bilateral de alunos e professores; consolidados convênios de cooperação internacional, firmados novos acordos estratégicos, e aprimorada a infraestrutura para os processos de internacionalização. Além disso, a UPF incentiva a mobilidade acadêmica discente e docente, bem como a organização de eventos em nível internacional em vários PPGs.

Caráter inovador aliado a uma trajetória longeva

O caráter inovador está aliado ao atendimento das demandas da sociedade. O mundo globalizado atual apresenta problemas complexos e que exigem a construção constante de conhecimento e a ciência é o meio para a busca das explicações para os fenômenos que vivemos. Assim, o segredo para fortalecer o caráter inovador é estar sempre atento às mudanças de uma sociedade em constante evolução.

Impactos positivos na sociedade

O impacto social está associado, entre outros, à aplicação do conhecimento gerado das investigações científicas para o melhoramento das condições de vida da população e à busca de solução para os problemas oriundos da sociedade. Por sua vez, uma contribuição para maior eficiência nas instituições públicas ou privadas é um indicativo de impacto econômico. Por fim, como indicadores de impacto cultural, podemos mencionar o desenvolvimento de projetos que incentivem a formação de pessoas culturalmente qualificadas, fortalecendo uma maior participação social. A UPF também incentiva o desenvolvimento de projetos com impacto educacional e tecnológico, com vistas à melhoria do ensino e da inovação tecnológica aplicada às diferentes áreas do conhecimento.

Inscrições abertas

As inscrições estão abertas para diversos cursos de mestrado e doutorado. Veja mais detalhes e inscreva-se: www.upf.br/pos.