Ensino

Descobrir, se encontrar, aprender e transformar

28/05/2021

08:35

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Camila Guedes

Com uma estrutura completa, a UPF oportuniza aos acadêmicos da graduação e da pós-graduação a vivência de experiências que vão além da sala de aula

Todo mundo sabe que uma Universidade proporciona uma vivência ampla, dinâmica e completa dentro das mais variadas áreas. Na UPF essa é a realidade de todos os estudantes que buscam experimentar e aproveitar as oportunidades. 

Com a orientadora, Dra. Luciane Colla, a troca de experiências que agrega

Quem poder falar um pouco sobre isso é o doutorando Alan Rempel. Egresso do curso de Engenharia Ambiental, ele fez estágios, participou de atividades de pesquisa e extensão, fez o mestrado e está quase concluindo o doutorado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng). 

Quando ingressou na UPF, em 2011, passou pelas dúvidas e desafios que todos os acadêmicos enfrentam em algum momento: será que estou no caminho certo? É isso que quero para minha vida? Mas os questionamentos foram respondidos com a oportunidade de aproveitar uma estrutura que vai muito além da sala de aula. Com o apoio de professores e de profissionais que já desenvolviam atividades dentro da Universidade, ele encontrou não apenas o caminho, mas a realização. “Com a iniciação científica tive contato com essa realidade e me dei conta de que era isso que eu queria. Aqui tenho a oportunidade de vivenciar a pesquisa na prática, experimentar novos processos e poder levar resultados positivos para a comunidade científica, baseado em problemas reais do dia a dia. É um caminho que vai muito além da sala de aula”, destaca, pontuando que as conquistas não ficam apenas na esfera profissional, mas numa formação humana completa.

Doutorando e acadêmica aprendem juntos

Julia Pedó Gutkoski foi estudante do Integrado e lá já teve contato com a iniciação científica, atuando como bolsista Pibic. Para ela, que hoje cursa Engenharia Química,

esse contato com laboratórios, ensaios, números, dados, levantamentos e resultados, foi fundamental para ajudar na escolha da graduação. “Naquele momento eu já me senti muito importante e tive contato com os laboratórios e com os pesquisadores. Foi assim que descobri o curso que eu queria fazer e o caminho que eu queria trilhar. Tive sempre ótimos profissionais me ajudando e isso me ajudou a ser quem sou hoje”, observa a acadêmica.

Quer ter essa oportunidade e viver uma experiência completa? Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da UPF. As inscrições estão abertas. Acesse o site e saiba mais sobre o Sense UPF, Vivências que transformam.