Pesquisa e Inovação

Professora do Canadá participará de aulas e pesquisas no PPGEH

21/09/2020

09:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Brock University

Lynn McCleary da Brock University aprovou projeto de mobilidade junto ao governo do Canadá e visitará a UPF em 2021

Professora de enfermagem, Lynn McCleary, da Brock University

O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF) receberá uma importante contribuição no próximo ano. A professora de enfermagem, Lynn McCleary, da Brock University do Canadá, participará de aulas e pesquisa do PPGEH em 2021. Ela foi uma das professoras da Universidade canadense que recebeu financiamento do Programa de Mobilidade do Corpo Docente do governo do Canadá, que oferece aos professores oportunidades de parcerias com instituições latino-americanas e caribenhas por meio do ensino e/ou realização de pesquisas.

A professora do Canadá fará pesquisas com a coordenadora do PPGEH, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi e outros professores. Lynn colaborará e interpretará os resultados do estudo em andamento do aplicativo de tecnologia móvel (m-Health) da professora Ana Carolina para pacientes com hipertensão (pressão alta), bem como adesão ao tratamento, estilo de vida saudável e aceitabilidade do aplicativo. “É uma grande oportunidade para eu aprender com a pesquisa da professora Ana Carolina sobre m-Health. Temos um interesse comum na atenção à saúde dos idosos (enfermagem gerontológica) e na pesquisa de intervenção em enfermagem. Esperamos explorar aplicativos móveis de saúde para cuidados, incluindo cuidados com demência”, declarou a professora Lynn, em entrevista no site da Brock University.

O objetivo do aplicativo e da pesquisa é usar a ferramenta móvel para aumentar o acesso aos cuidados com a saúde, promovendo o autocuidado de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), atendidas pelo SUS em Passo Fundo. O aplicativo foi desenvolvido com o financiamento do MS-SCTIE-Decit/CNPq nº12/2018 – Pesquisas de Inovação em Saúde, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA/UPF) e o PPGEH. 

PPGEH receberá a canadense em 2021
Lynn deveria vir a Passo Fundo em agosto deste ano, mas em virtude da pandemia de Coronavírus, a viagem foi transferida para fevereiro de 2021. “A ideia é que ela fique conosco por três semanas, participando de aulas e pesquisas. Ela já participa de projetos de pesquisa, publicações e irá ministrar uma palestra no V Congresso Internacional de Estudos do Envelhecimento Humano (CIEEH 2020), promovido pelo PPGEH, que ocorrerá em outubro deste ano, de forma on-line”, revela a coordenadora do PPGEH.

Parceria fomenta internacionalização
A aproximação da professora Lynn com o PPGEH ocorreu por meio de um acadêmico do curso de Enfermagem da UPF, que fez intercâmbio no Canadá. “A parceria firmada com a professora Dra. Lynn McCleary é uma excelente oportunidade para fomentar a internacionalização no PPGEH, atendendo as dimensões gerais recomendadas pela Capes: pesquisa, produção intelectual e mobilidade. No plano de trabalho buscamos estabelecer ações que possam consolidar uma cooperação internacional com resultados de impacto para as duas instituições”, destaca a professora Ana Carolina.