Pesquisa e Inovação

Mestrado em Envelhecimento Humano: profissionais qualificados para atender as demandas da população idosa

05/11/2021

08:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Com inscrições abertas, o curso busca formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica da área

O envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com mais qualidade de vida. Com o propósito de ofertar uma pós-graduação stricto sensu que compreenda essas importantes questões, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH).

Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos. Serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. Nesse sentido, o Mestrado auxilia para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano, formando pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica da área.

A farmacêutica hospitalar Ana Paula de Souza é egressa do curso. Para ela, que trabalha no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o PPGEH, além de ampliar significativamente a sua percepção sobre as áreas do conhecimento, enriqueceu o seu trabalho e abriu novas possibilidades de atuação. “O conhecimento se tornou mais assertivo, novas ideias e possibilidades foram criadas e com isso o local aonde estou inserida profissionalmente também foi beneficiado”, comenta.

O Programa possui como área de concentração “Envelhecimento humano, saúde e sociedade” e as duas linhas de pesquisa “Gerontecnologia” e “Aspectos Biopsicossociais do Envelhecimento Humano”. “Essas linhas de pesquisa contribuem diretamente na qualidade de vida da comunidade em que estamos inseridos”, destaca Ana Paula, complementando com os outros diferenciais do PPGEH. “A possibilidade interdisciplinar do conhecimento, os colegas de diversas áreas, que possibilitam o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, os professores acessíveis, e o principal, mestres preocupados em fazer com que o aluno, através das suas habilidades, se desenvolva da melhor forma”, finaliza.

PPGEH inscreve para 2022
As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2022. Ao todo, são oferecidas 5 vagas para ingresso no Mestrado, que faz parte da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff).

Mais detalhes podem ser obtidos AQUI.