Pesquisa e Inovação

UPF tem seis professores indicados ao Prêmio Pesquisador Gaúcho

01/09/2021

13:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

O incentivo à pesquisa ocorre dentro da Universidade de Passo Fundo (UPF) de diversas formas. Externamente, uma das ferramentas é a indicação para premiações, como por exemplo, o Prêmio Pesquisador Gaúcho, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em sua 11ª edição, a premiação contará com seis docentes indicados pela Universidade
    
A temática deste ano é “Ciência a serviço da Sociedade”. O objetivo da iniciativa é estimular a cultura da inovação nas cadeias produtivas do Estado e a busca de soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis. 

A premiação, criada com o objetivo de reconhecer o trabalho de pesquisadores e despertar para a importância do investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, visa alavancar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, buscando integrar governo, comunidade científica e meio empresarial. De acordo com o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, ações como esta potencializam a valorização da pesquisa e da inovação dentro da Universidade. “A UPF tem tradição no incentivo e no investimento em pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Esse prêmio, que pretende valorizar o esforço feito pelos docentes da Instituição, reforça também o nosso compromisso com a produção do conhecimento e, a partir dele, com o desenvolvimento da sociedade”, destacou.

Os indicados

Professor Dr. Altair Fávero
“É com alegria e responsabilidade que acolho a indicação pela UPF ao Prêmio Pesquisador Gaúcho. A pesquisa associada com a formação de novos pesquisadores (Iniciação Científica, Mestres e Doutores) constitui uma das formas sensatas e promissoras para fortalecer a ciência, o pensamento crítico e a luta para tornar o conhecimento e a educação um direito de todos. Não sou pesquisador solitário, mas alguém que acredita na pesquisa como exercício de solidariedade e de cooperação. Por isso, compartilho essa indicação com meu Grupo de Pesquisa (Gepes/PPGEdu/UPF) e com todos os demais pesquisadores da UPF”

Professor Dr. Álvaro Della Bona
“A pesquisa é um caminho desafiador que envolve tempo, dedicação e responsabilidades. Ao longo dos anos, temos avançado em nossas áreas de investigação e, com isso, trazido para dentro das salas de aula, bem como levando para a comunidade, novos métodos, materiais e ferramentas. Tudo isso é parte do trabalho e ser indicado é uma forma de valorizar o esforço, nos motivando para sermos melhores”

Professora Dra. Cleci Werner da Rosa
“Acredito que a indicação ao prêmio é uma ação simbólica de significativa relevância para dar visibilidade na comunidade interna e externa a UPF, dos projetos que desenvolvemos junto ao Grupo de Pesquisa em Educação Cientifica e Tecnológica e que envolvem colegas pesquisadores da UPF e de outras instituições, bolsista de Iniciação Científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. O foco de investigação do grupo de pesquisa volta-se as práticas pedagógicas no campo da Educação Científica e busca, por meio de investigações pautadas pelos processos cognitivos, promover a qualificação do ensino e da aprendizagem nos diferentes níveis de escolaridade. Por fim, quero destacar que a indicação ao prêmio, é gratificante e um reconhecimento da UPF ao esforço, dedicação e seriedade com que tenho tratado a pesquisa científica e divido esse momento com todos os colegas, orientandos e orientados que compartilham essa caminhada comigo”

Professora Dra. Luciana Brandli
“Fazer pesquisa é um desafio. Para mim, tem sido sair da zona de conforto todos os dias, e perceber que nunca conhecemos o suficiente e que sempre temos que ser melhores no que fizemos. A lição que aprendi: saber aproveitar todas as oportunidades que aparecem durante a sua jornada. Depois de 21 anos fazendo pesquisa, me sinto muito honrada e grata pela indicação do meu nome para concorrer ao Prêmio Pesquisador Gaúcho”

Professora Dra. Luciane Colla
“A importância de ser indicada ao prêmio Pesquisador Fapergs pela UPF representa um reconhecimento ao trabalho que realizamos para a ciência institucional, o que é motivador. Já o prêmio em si é um reconhecimento aos pesquisadores gaúchos, desde o momento das indicações. Trazer isso ao conhecimento da sociedade é importante ao trabalho de todos cientistas, contribuindo para a divulgação da ciência, que é uma necessidade em épocas de analfabetismo científico. A importância da ciência e o trabalho árduo que executamos fazendo parte da ciência no contexto brasileiro merece reconhecimento”

Professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos
"A indicação de meu nome para o prêmio Pesquisador Fapergs feita pela UPF é algo gratificante pois reflete o reconhecimento institucional pelo trabalho na pesquisa ao longo desses 20 anos. É sempre bom saber que a instituição da gente conhece e reconhece nosso trabalho"