Universidade

UPF reúne gestores escolares da região para formação continuada

28/08/2023

17:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Promovido em parceria com a Ampla, o curso atende a uma demanda regional e contempla meta do Plano Nacional de Educação

Um curso de formação continuada ofertado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) reúne, até o próximo mês de dezembro, aproximadamente 150 gestores escolares abrangidos pela Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e pelo Consórcio Intermunicipal da Região do Planalto Médio (Ciplam). Com atividades on-line e presenciais, a formação tem a gestão democrática como foco, meta prevista no Plano Nacional de Educação 2014-2024. A primeira aula foi realizada na sexta-feira, 25/08, no Campus I, e contou com participantes de Casca, Coxilha, Ernestina, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Santo Antônio do Palma, Serafina Corrêa e Vila Maria.

Em três módulos, o curso abordará temas como políticas de gestão emergentes e sistemas de organização e de gestão da escola. Os conteúdos serão ministrados por professores do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). No encerramento, os gestores escolares terão a oportunidade de elaborar um plano de ação alinhado às realidades de cada município.

Os professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Gerson Luis Trombetta abriram as atividades com o seminário “Desafios da Educação na Contemporaneidade”, que trouxe dados e reflexões sobre a realidade da escola pública atualmente.

Curso atende à demanda regional

Secretária de Educação de Montauri, Natália Stefanon Pagnussatt também é coordenadora do Conselho de Secretários de Educação da Ampla. Ela destaca que o curso responde a questões trazidas à UPF pelos municípios. “Quando falamos em escola, pensamos em aluno e professor. A gente esquece do papel do diretor escolar, que na verdade está ali, balizando a relação entre todos. Tem que dar conta da parte administrativa, da parte física, da escola, dos funcionários, dos professores, dos alunos e ainda as famílias. Que bom que podemos hoje oferecer isso aos nossos diretores, que podemos construir juntos esse caminho, porque é importante a todos”, comentou.

Natália Pagnussat, secretária de Educação de Montauri

Marau é o município com o maior número de participantes desta edição do curso: são mais de 70 profissionais, entre gestores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos da educação infantil, do ensino fundamental e de projetos como Lazer e Convivência (terceira idade) e AABB Comunidade (crianças e adolescentes), além das coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação. Presente na primeira atividade, a coordenadora pedagógica geral da Secretaria da Educação, MaiKyeli Orsato Decesaro, destacou a intenção de qualificar o trabalho realizado no município. “Nós acreditamos no potencial da Universidade de Passo Fundo de estar formando os nossos gestores para atender melhor o nosso público”, pontuou.

O diretor do IHCEC, Dr. Luiz Marcelo Darroz, comentou que este curso resulta de conversas com representantes de diferentes municípios. “A UPF é uma universidade comunitária, uma universidade que está imersa nessa região. Então, dialogar com a região é um objetivo primeiro. E nessa aproximação, tivemos uma receptividade muito grande desta associação e do consórcio, que nos abriram as portas para começar a pensar juntos. Daquelas conversas geraram vários frutos, dentre eles, esse curso”, relatou o professor.

A abertura do curso contou ainda com a presença do secretário executivo da Ampla, Junior Gonçalves, do diretor administrativo do Consórcio Intermunicipal da Região do Planalto Médio (Ciplam), Jonas Guerra, e do assessor de Educação do Ciplam, Samir Casagrande.

A Formação Continuada para Gestores Escolares segue com ações semanais, com mais de 130 horas de curso até dezembro, entre atividades presenciais, on-line síncronas e on-line assíncronas.