Cultura

UPF promove exposição “A criança na língua: passo a passo” a partir desta quarta-feira (7)

05/11/2018

11:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O curso de Letras e o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), em parceria com a Faculdade de Educação e com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF), promovem, na quarta e na quinta-feira, dias 7 e 8 de novembro, a exposição internacional sobre aquisição da linguagem “A criança na língua: passo a passo (L’Enfant dans la langue, pas a pas)”. A mostra se caracteriza, principalmente, pela realização de visitas guiadas, as quais ocorrerão em dois momentos no saguão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) no dia 7, às 19h30min, e, no dia 8, às 14h.

A exposição é itinerante franco-brasileira. Ela apresenta as diferentes fases da aquisição da linguagem, convidando o público a descobrir o percurso linguístico das crianças, desde suas primeiras vocalizações até as primeiras frases, seguindo, passo a passo, o processo e identificando, nesse caminho, alguns focos como a linguagem dirigida à criança, o humor, a criança bilíngue, entre outros temas. Essas diferentes fases encontram-se descritas em painéis, com ilustrações fotográficas, em áudio e vídeo das crianças.

A mostra resulta de uma parceria entre a Unesp, a Universidade de Montpellier 3 e o Consulado da França, em São Paulo, e foi elaborada em duas versões, em português e em francês. Pretende-se, a partir dela, responder às perguntas mais frequentemente feitas sobre a temática, tais como: Com que idade as crianças produzem as primeiras palavras? Como devemos falar com um bebê? Os pais devem se preocupar se seus filhos de 20 meses ainda não falam?

Na UPF, a exposição agrega também resultados do projeto de pesquisa “A aquisição das regras de conversação, uma abordagem linguístico-interacional do fala da criança”, do PPGL. O público-alvo se constrói de professores e estudantes dos cursos de Letras, Educação, Fonoaudiologia, entre outras áreas, além de professores da Educação Básica e todos aqueles com interesse na linguagem da criança. Além das visitas guiadas, haverá painéis de discussão de pesquisas em torno do tema. O evento é gratuito e não exige inscrição prévia.