Ensino

Psicanalista de São Paulo participa de aula do PPGEdu

21/10/2020

09:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Dra. Maria Rita Kehl 

A disciplina Problemas Educacionais Contemporâneos I, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), promoveu, no dia 14 de outubro, um encontro on-line com a professora Dra. Maria Rita Kehl.

A professora Maria Rita é psicanalista, formada em psicologia, mestre em Psicologia Social pela USP e doutora em Psicanálise pela PUC-SP, além de ser ensaísta e jornalista. Atuando como membro da Comissão Nacional da Verdade, foi convidada para participar da aula por meio de uma parceria entre o PPGEdu/UPF, o Núcleo de Pesquisas em Filosofia em Educação (NUPEFE), vinculado ao PPGEdu-UPF e ao Projeto - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades.

A professora Maria Rita Kehl conversou sobre seu livro Ressentimento, que foi relançado neste ano. Participaram do encontro on-line a reitora da UPF, professora Dra. Maria Bernadete Dalmolin; acadêmicos da disciplina; membros do NUPEFE e do Projeto-Associação Científica de Psicanálise e Humanidades, além de acadêmicos do curso de Psicologia, acompanhados pelo professor Dr. Francisco Carlos dos Santos Filho.

A disciplina que promoveu o encontro é ministrada pelo professor Dr. Angelo Vitorio Cenci, que propõe discutir a educabilidade das emoções a partir de abordagem filosófica, antropológica, sociológica e psicanalítica. “Dentro da psicanálise optamos por discutir a temática do ressentimento, emoção que dá nome ao livro da professora Maria Rita e que foi escolhido para fundamentar a discussão na aula”, explicou.