Pesquisa e Inovação

PPPGEdu/UPF reúne acadêmicos e professores para refletir sobre a pesquisa científica

09/05/2022

14:46

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF reuniu acadêmicos e professores para aprofundar a temática em torno da produção científica. A atividade ocorreu nos dias 05 e 06 de maio. No primeiro dia de encontro, a responsabilidade pelas reflexões e discussões ficaram a cargo dos estudantes, que partilharam sobre suas trajetórias pessoais, grupais e suas experiências com relação ao processo formativo da produção científica. No início dos trabalhos o professor Dr. Altair Alberto Fávero, coordenador do Programa, acolheu todos os presentes, destacando a importância da convivência, do diálogo e do aprendizado que esses momentos formativos proporcionam aos que fazem parte do PPGEdu.

Na sequência, foi realizado um painel composto por discentes do PPGEdu, que relataram um pouco de suas trajetórias de produção cientifica. O painel foi composto por Renata Maraschin (Pós-doutoranda do PPGEdu da Linha Fundamentos da Educação), Camila Boszko (Doutoranda do PPGEdu da Linha Processos Educativos e Linguagem) e Junior Bufon Centenaro (Doutorando do PPGEdu da Linha Políticas Educacionais), com a coordenação da Angélica Dalla Rizzarda, também doutoranda do programa. Em seguida, foi realizado um momento cultural de confraternização a cargo dos representantes discentes.  

Como sequência em torno da temática do dia, o segundo painel do encontro teve como tema “Os espaços da produção científica no PPGEdu”. O debate e os relatos foram realizados pelos professores Dr. Cláudio Almir Dalbosco (Linha Fundamento da Educação), Dra. Cleci Werner da Rosa (Linha Processos Educativos e Linguagem) e Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquisani (Linha Políticas Educacionais) e também contou com a coordenação do professor Dr. Eldon Henrique Mühl.

Já no segundo dia de encontro, o debate realizado pela manhã foi acerca do tema “A volta do estado ativo e alguns desafios à educação”, onde foram refletidos alguns aspectos sobre o livro de referência “O estado empreendedor”, de autoria de Mariana Mazzucatto. Para apresentação do tema foram convidados os professores Dr. Jelson Salomão e Dra. Patrícia Marcellino e para os debates os professores Dr. Ângelo Cenci e Dr. Andrei Lodea.

Durante a tarde foram realizadas diferentes atividades nas linhas de pesquisa do programa, na perspectiva de aprofundar os trabalhos e temáticas que estão sendo realizados pelos mestrandos e doutorandos. A linha de Fundamentos da Educação teve um encontro com participantes dos seus grupos de pesquisa e foi realizado um seminário de tese e de dissertação com a coordenação do professor Dr. Ângelo Cenci. 

A linha de Processos Educativos e Linguagem contou com uma atividade sobre o tema: Educação do Futuro, com a coordenação do professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira. A linha de Políticas Educacionais realizou uma atividade/aula sobre os desafios na construção dos projetos de pesquisa com a coordenação do professor Dr. Telmo Marcon. Foram dois dias intensos de formação, convivência e aprendizados.