PPGEdu recebe visita de professores de universidades de Santa Catarina
25/11/2022
15:57
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Docentes debateram temas relacionados à pós-graduação e ao ser pesquisador
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) recebeu, no dia 11 de novembro, a visita dos professores Dra. Elisa Maria Quartiero (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Dr. Lucídio Bianchetti (Universidade Federal de Santa Catarina). Na oportunidade, eles debateram temas importantes com os mestrandos e doutorandos.
Pela parte da manhã, foi discutida a temática “Mal-estar na Pós-Graduação: tensionamento entre o protagonismo e a invisibilidade dos doutorandos”, que ficou a cargo da professora Elisa. A docente apresentou algumas de suas pesquisas realizadas em diferentes programas de pós-graduação.
Já durante a tarde, o professor Lucídio abordou “A autoformação do sujeito pesquisador: aprendizagem individual-coletiva”. Esta foi transmitida por meio do Google Meet para quem não pode se fazer presente presencialmente.
O evento foi muito elogiado pelos pós-graduandos do PPGEdu, que relataram sobre as suas experiências. A mestranda Esther Almeida das Neves mencionou o quanto as falas dos professores foram significativas para o seu processo de formação enquanto pesquisadora. “Acredito que as discussões realizadas juntos aos professores foram muito significativas para minhas reflexões e formação enquanto estudante do Mestrado em Educação do PPGEDU. Foi uma apresentação de dados séria e comprometida e ao mesmo tempo leve e com uma pitada de bom humor”, destaca.
Esther conta que os aspectos que chamaram a sua atenção dizem respeito às pesquisas realizadas com os doutorandos e aspectos de sua saúde mental e o quanto é importante uma boa relação entre orientador e orientando, um certo jogo de cintura que deve ser buscado sempre em relações sociais. “Além disso, ambos destacaram a importância do senso de coletividade, de pertencimento e originalidade nas pesquisas, levando em conta que no doutorado a pesquisa deve apresentar maior robustez”, menciona.
De acordo com a mestranda, a professora Elisa Quartiero enfatizou a importância da utilização de questionários como um instrumento de coleta de dados nas pesquisas e que este deve ser elaborado com muito cuidado e atenção, para que as perguntas sejam assertivas. “Ambos salientaram também que muitas vezes na área da educação não se utilizam pesquisas já existentes, realizadas por outros pesquisadores (nas quais deve se realizar a devida citação), o que poderia facilitar o processo de pesquisa e potencializar redes de conexões na busca por superação de desafios e problemas”, afirma.
O doutorando Mateus Lorenzon também descreveu a importância das falas durante a parte da tarde. “O professor Lucídio é uma referência para a área da Educação e, ao conhecer sua trajetória, percebe-se que, muitas vezes, ele foi vanguardista em determinados campos de pesquisa. Na parte da tarde do evento, ele abordou a escrita e a leitura, destacando, entre outras coisas, que escrever é um ato de resgatar a sua própria trajetória. Isso fica evidente, por exemplo, no texto que escreveu, relatando a sua trajetória, pois, além de narrar a sua caminhada no campo da pesquisa educacional, faz inferências e reflete sobre os acontecimentos que foram marcantes a ele”, disse.
O estudante lembra que o docente também destacou a importância de jovens pesquisadores manterem-se fiéis a um tema de pesquisa, pois, conforme o autor, isso faz com que comecem surgir textos e espaços acadêmicos. “Além disso, falou sobre a pertinência de ocupar espaços de gestão na universidade, pois essa é uma experiência que permite um olhar mais racional sobre a organização institucional. É sempre oportuno ouvir presencialmente os grandes nomes da pesquisa em Educação no Brasil. No caso específico da palestra do professor Lucídio Bianchetti, ele consegue, com maestria, realizar uma fala que nos permite avançar em nossas próprias reflexões e também nos deixar instigados,” pontua.
Na opinião da coordenadora do PPGEdu, professora Cleci T. Werner da Rosa, novamente foi um grande evento proporcionado pelo Programa, que acerta em trazer professores que são referências na pesquisa. “Foi um momento de grande relevância acadêmica”, avalia.
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