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PPGEdu realiza debate sobre o livro “Em defesa da Escola”

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Como forma de colocar em pauta temas importantes e refletir a partir do olhar de pesquisadores de renome em todo o Brasil, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) realizou na tarde de quinta-feira, dia 12 de novembro, um debate inspirado na obra “Em Defesa da Escola: uma questão pública”. Escrito pelos pesquisadores belgas Jan Masschelein e Maarten Simons, o livro foi a inspiração para o evento que contou com a participação de Flávia B. de Souza, doutoranda do PPGEdu/UPF; professora Dra. Geovana M. C. Lunardi Mendes, presidente da Anped Nacional; professor Dr. Samuel Mendonça, presidente da Sofie; professor Dr. Cláudio A. Dalbosco, docente e pesquisador do PPGEdu/UPF e do professor Dr. Altair A. Fávero, coordenador do PPGEdu.

De acordo com Fávero, a atividade teve como objetivo abordar a temática a partir dos olhares de pesquisadores que representam as mais qualificadas entidades de pesquisa do Brasil. Em sua fala, ele destacou que na obra “Em defesa da escola: uma questão pública”, Jan Masschelein e Maarten Simons (2017) acertadamente ressaltam que embora a escola tenha sempre permanecido como um símbolo de progresso e de um futuro melhor, suas origens não são sem máculas. 

Para o coordenador, de fato, não faltaram críticos à escola que a denunciaram como culpada de más ações, de não preparar os alunos para a vida real, de não se abrir suficientemente para as demandas sociais ou de não fazer uma conexão real com o mundo. “Se enganam aqueles que acreditam e defendem que educação é somente passar conteúdos, treinar habilidades e ser bem avaliado em testes de larga escala. Educar é uma atividade complexa da ação humana que implica um conjunto de valores, de conhecimentos, de capacidades, de compromissos que nem sempre o dinheiro é capaz de comprar e que alguns desses conjuntos somente a escola é capaz de oferecer”, pontuou.

Participaram da atividade estudantes e professores do PPGEdu/UPF e de outros programas de pós-graduação da Universidade, bem como coordenadores e estudantes de Programas de Pós-Graduação de outras instituições do Rio Grande do Sul e outros estados, professores e gestores da educação básica, bolsistas de Iniciação Científica e alunos da graduação de diversos cursos. 

A atividade foi uma realização da UPF, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Anped, Sofie e CNPq.

O encontro pode ser assistido AQUI.