Pesquisa e Inovação

PPGEdu participa de Jornada Pedagógica 2020 na escola Wolmar Salton

18/03/2020

16:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) participaram como mediadores e palestrantes na Jornada Pedagógica 2020 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, em Passo Fundo.

No ano em que celebra seus 60 anos, a escola ao reafirmar seu compromisso como espaço público educacional, inserida e atuante na comunidade, acolheu protagonistas para o debate qualificado em torno dos atuais cenários da Educação Básica. A Jornada Pedagógica teve como objetivo ampliar e aprimorar os processos de formação continuada, investindo em momentos e movimentos qualificados e alinhados com as reais demandas da educação básica e seus contextos.

No dia 12 de fevereiro, o painel de abertura da Jornada, intitulado “Cenários da Educação Básica”, teve a presença do professor Edemilson Brandão, secretário de educação do município; da pós-doutoranda do PPGEdu/UPF Renata Maraschin, do professor Dr. Almir Paulo dos Santos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e do professor Me. Sidinei Cruz Sobrinho, doutorando do PPGEdu/UPF e professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (Ifsul).

No dia 13 de fevereiro, a continuação da Jornada ocorreu com a participação do professor Me. Evandro Consalter, doutorando do Programa, e do professor Edson Regis, mestrando do PPGEdu, que ministraram a oficina “Metodologias ativas, por que não?” aos professores presentes.

De acordo com a diretora da escola Wolmar Salton, professora Me. Gislene Garcia, a Jornada se constituiu em um espaço privilegiado para que o professor pudesse refletir sobre a ação pedagógica a ser desenvolvida neste novo ano escolar. A diretora e a coordenação pedagógica da escola avaliaram como positiva a troca de conhecimentos e a aproximação entre a escola e a Universidade que estes eventos possibilitam.

A participação de mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Programa integra o projeto “PPGEdu vai à escola”, projeto desenvolvido em parceria com o CMP Sindicato que visa uma aproximação maior entre a Universidade de Passo Fundo e as escolas de educação básica do município de Passo Fundo, com vistas ao estabelecimento de espaços de maior diálogo e de valorização da escola e da educação pública.