Pesquisa e Inovação

Pesquisador mexicano realiza conferência para grupo de pesquisa do PPGEdu

01/06/2022

10:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O professor Dr. Aristeo Santos López, da Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx), conversou com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF (GEPES/UPF). A atividade, realizada via Google Meet no dia 27 de maio, teve como tema “O Estado da Arte da Pesquisa Educacional”.

O encontro fez parte da temática das seções do grupo do ano, voltadas as questões metodológicas da Linha de Políticas Educacionais. O professor palestrante, Dr. Aristeo, é coordenador do convênio entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidad Autônoma del Estado de México (UAEMéx). A parceria, que já dura 12 anos, conta com a integração efetiva entre estudantes e pesquisadores de ambos os países, com diversas publicações. 

Segundo o professor Dr. Altair Fávero, coordenador do PPGEDu, dentro da organização da pesquisa que vêm sendo desenvolvida pelo GEPES/UPF, o objetivo dos estudos para o ano de 2022 é analisar as dimensões teórica e metodológica da pesquisa em política educacional com o intuito de sistematizar os diferentes modos de compreensão da produção do conhecimento no campo acadêmico. Nesse sentido, o representante do convênio da UAEMéx, foi convidado para contribuir na compreensão sobre o “Estado da Arte”. Esta mesma temática tornar-se-á um capítulo da próxima coletânea, produzida pelo GEPES/UPF, que será assinado professor Aristeo, com previsão de publicação para o primeiro semestre de 2023. 

O professor Aristeo destacou que o Estado da Arte permite compartilhar informações, exige bastante conhecimento prévio e tem a tarefa de estabelecer comparações com outros conhecimentos, oferecendo diferentes possibilidades de compreensão sobre determinado problema. De acordo com Favero, é importante frisar que esse processo se torna uma obrigação inicial em qualquer processo de investigação. 

Para o pesquisador convidado, a realização do estado da arte encontra-se bem facilitada atualmente, com o uso das tecnologias que disseminam o conhecimento. O Estado da arte auxilia o pesquisador a determinar quais as contribuições da sua pesquisa, desvendar, por meio do exercício de uma temporalidade o que já foi produzido e descobrir o “grande vazio” do tema de pesquisa, determinando a originalidade e a inovação do tema pesquisado. É o Estado da arte que pode determinar o sentido que será dado a pesquisa e quanto original o tema pode ser.

O professor também destacou as diferenças entre o Estado da arte, o marco teórico, o Estado do conhecimento e Estado de investigação. Embora essa temática seja alvo de muitas discussões e para muitos pesquisadores esses processos possam figurar como sinônimos, a forma de construção dos mesmos pode ter suas particularidades. É a narrativa da pesquisa, segundo Dr. Aristeo que vai determinar sobre a determinação de qual a forma de construção do conhecimento estamos trabalhando.  “A tarde de estudos com o professor Aristeo foi produtiva e esclarecedora, contribuindo para o entendimento dos processos de Estado da Arte na pesquisa, como também fortalecendo ainda mais a parceria internacional entre os pesquisadores”, destacou Altair.