Pesquisa e Inovação

Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação comemora 20 anos e promove Ciclo de debates

15/03/2022

11:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe), vinculado à linha de Fundamentos da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), da Universidade de Passo Fundo (UPF), celebra 20 anos de existência neste semestre. Para celebrar, a equipe promoveu um Ciclo de Debates com o tema “Universidade, Pensamento crítico, e Formação”. O encontro ocorreu na sexta-feira, 4 de março.

Os integrantes do Núcleo, formado por docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado, além de acadêmicos da iniciação científica e pós-doutorandos, participaram, na modalidade on-line, do início do Ciclo de debates comemorativo. Na oportunidade, estiveram presentes na abertura o professor Dr. Altair Alberto Fávero, coordenador do PPGEdu, o professor Dr. Edison Alencar Casagranda, vice-reitor de Graduação da UPF e o professor Dr. Claudio A. Dalbosco, um dos coordenadores do Núcleo. A mesa de debates teve como temática “Crítica e virtude”, e contou com o conferencista o professor Dalbosco e o professor Dr. Delamar J. V. Dutra (UFSC/SC-CNPq), na condição de debatedor.

O Núcleo
Criado em 2002, o Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (Nupefe) está vinculado à Faculdade de Educação (Faed) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Nascido com o objetivo geral de proporcionar, por meio das diferentes ações, é um espaço aberto e permanente de reflexão sobre temas, problemas e interesses teóricos na fronteira entre Filosofia e Educação. 

Entre outros focos, o Nupefe também buscou e busca em suas ações contribuir para o fortalecimento dos cursos de graduação em Pedagogia e Filosofia, atuando de forma comum e planejada na organização de eventos nacionais e internacionais da área. Além disso, de acordo com a equipe de coordenação, procura estimular permanentemente a publicação dos resultados de pesquisas individuais e coletivas, realizando esforço conjunto para socializar os resultados em revistas locais, nacionais e internacionais ou em livros e coletâneas de artigos. 

O Núcleo conta com várias parcerias com instituições, como a Universidade de Kassel - Alemanha, o convênio UPF-Unicamp-UNCPBA/Argentina, a participação do grupo interinstitucional Racionalidade e Formação e outras articulações, por meio de eventos e produções científicas. 

Atualmente o Nupefe é coordenado pelos professores Dr. Angelo Vitório Cenci, Dr. Cláudio Almir Dalbosco e Dr. Eldon Henrique Mühl, docentes regulares da linha de pesquisa Fundamentos da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação.