Pesquisa e Inovação

Linha de pesquisa em Políticas Educacionais do PPGEdu realiza encontro anual

02/01/2023

10:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) promoveu, ainda em dezembro de 2022, o encontro anual da linha de pesquisa em Políticas Educacionais.

O momento foi destinado para o encontro entre orientadores e orientandos. Após breves apresentações, o professor Dr. Altair Alberto Fávero apresentou uma breve contextualização da avaliação, os sistemas Sucupira e Lattes, além dos principais desafios da avaliação para a linha. Em seguida, o doutorando Márcio Juliani expôs os dados da produção científica da linha, desenvolvida por professores e estudantes. Ao final, os participantes foram provocados a discutir os pontos relevantes, considerando quais seriam as possíveis contribuições que a linha poderia desenvolver.

Sob orientação da professora Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, houve também a apresentação dos projetos de tese, desenvolvidos na disciplina Seminário de Tese. Nesse momento, os doutorandos Adriana, Everaldo, Juliana, Márcio e Viviane apresentaram para os presentes o desenvolvimento de suas pesquisas e os possíveis desdobramentos de seus estudos. Após as apresentações, os professores da linha e os estudantes realizaram uma rodada de discussão sobre cada projeto.

Segundo Altair, a atividade foi de extrema importância para todos, pois, caracterizou-se como um espaço em que se pôde ter um panorama geral daquilo que está sendo desenvolvido pela linha, bem como um momento rico em trocas e compartilhamento de conhecimento.