Pesquisa e Inovação

Internacionalização e desafios foram temas abordados em eventos do PPGEdu

25/03/2022

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu) reuniu, no dia 24 e 25 de março, professores, mestrandos e doutorandos para um encontro presencial de estudo. Entre os temas abordados estiveram a “Internacionalização do PPGEdu”, "Estado no Brasil: entre desenvolvimento e bem-estar social" e "Universidade, pensamento crítico e formação".

A abertura do encontro, no dia 24, contou com o coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Alberto Fávero, e a vice-coordenadora, professora Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa, que deram as boas-vindas aos presentes desejando um semestre produtivo, formativo e rico em experiência. Os demais professores também se apresentaram e destacaram a importância do envolvimento de todos os alunos para o bom êxito das atividades. Em nome da representação discente, a acadêmica Angélica Dalla Rizarda acolheu todos os presentes, dizendo que todas as atividades foram pensadas como amor e carinho para os dois dias de evento. 

Durante a atividade, os professores Dr. Telmo Marcon e Dr. Eldon Henrique Muhl, acompanhados pela sobrinha do professor Eli Benincá, apresentaram a obra em homenagem ao professor. 

No encontro, também ocorreu um painel sobre a internacionalização, mediado pela pós-doutoranda Renata Maraschin, com a participação dos painelistas Regiano Bregalda, que fez seu doutorado sanduíche na França, Patrícia Carlesso, que esteve na Itália, e Camila Boszko, que estudou na Espanha. Todos os três acadêmicos mostraram a importância do doutorado fora do país, devido à grande possibilidade de aprendizado, conhecimento de novas culturas e ampliação das temáticas de pesquisa. 

Outro painel abordou a internacionalização do PPGEdu e desafios presentes e futuros, coordenado pelo professor Dr. Telmo Marcon, contando com a participação dos painelistas Dr. Angelo Vitorio Cenci, Dra. Cleci Teresinha Wener da Rosa e Dr. Altair Alberto Fávero.

A programação seguiu nesta sexta-feira, 25 de março, com um debate sobre o "Estado no Brasil: entre desenvolvimento e bem-estar social" e "Universidade, pensamento crítico e formação".