Pesquisa e Inovação

Gepes/UPF realiza reunião com coordenadora da 7ª CRE

16/03/2020

17:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Na manhã da última sexta-feira, 13 de março, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior da Universidade de Passo Fundo (Gepes/UPF) realizou uma reunião com a coordenadora da 7ª Coordenadoria de Educação de Passo Fundo Carine Weber. A reunião teve por objetivo apresentar o Projeto de Pesquisa Políticas Curriculares para o Ensino Médio que está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF e projetar algumas ações que serão desenvolvidas junto às escolas piloto no decorrer de 2020. Além do coordenador do grupo professor Dr. Altair Alberto Fávero, representaram o Gepes a professora Dra. Carina Tonieto e o doutorando do PPGEdu, Junior Bufon Centenaro. O projeto está articulado com a Rede Nacional de Ensino Médio Pesquisa, na qual participam pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de todos os estados brasileiros.

O projeto tem por objetivo geral identificar, descrever e analisar os desdobramentos das reformas curriculares no âmbito do Ensino Médio das redes estadual e federal, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação, o papel dos atores e sujeitos do ensino médio e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas. De forma mais pontual, tem por meta investigar as relações entre a esfera normativa das políticas e o contexto de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas piloto da 7ª CRE via Secretaria Estadual de Educação. Esse trabalho possibilitará identificar as compreensões e percepções dos sujeitos escolares (gestores, professores e estudantes) envolvidos no processo de reestruturação da proposta formativa do ensino médio.

Carine Weber acolheu com muito entusiasmo a proposta e relatou de que forma a 7ª CRE está desenvolvendo a implantação do Novo Ensino Médio. Ressaltou a importância da presença da UPF neste processo e de como pode se mostrar promissora esta parceria entre Universidade e Coordenadoria, tendo em vista que o projeto possibilitará sistematizar, documentar e publicizar em forma de relatórios (trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses) e artigos científicos, o conhecimento produzido pelos pesquisadores vinculados ao projeto de pesquisa.

Ao final da reunião, foram acertados alguns encaminhamentos para dar fluxo e materialidade à parceria que está se estabelecendo entre o PPGEdu e a Coordenadoria. O Gepes apresentou a sistemática de trabalho que pretende desenvolver no decorrer de 2020/2021e de que forma tal processo resultará na produção de conhecimento.