Pesquisa e Inovação

Gepes/UPF realiza encontro de avaliação e planejamento

22/12/2021

10:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Depois de um ano de encontros virtuais devido a pandemia da Covid-19, os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UPF, se encontraram no dia 18 de dezembro, no Sítio São Miguel, em Passo Fundo, para avaliar as atividades de 2021, projetar 2022 e confraternizar presencialmente o encerramento do ano letivo.

O Gepes foi criado em 2010 junto ao PPGEdu, na linha de Políticas Educacionais, e está cadastrado no Diretório do CNPq. Com a coordenação dos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dra. Carina Tonieto, realiza encontros quinzenais e conta em média com a participação de 25 a 30 participantes, envolvendo alunos do mestrado e doutorado, bolsistas de iniciação científica, egressos, professores do Ensino Superior e da Educação Básica, dentre outros.

Com uma participação de diversos integrantes do grupo, o encontro presencial de avaliação e planejamento foi organizado em dois momentos. O primeiro aconteceu pela manhã e foi coordenado pelos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Evandro Consaltér e pela doutoranda Chaiane Bukowski. Os coordenadores da atividade realizaram uma dinâmica com os participantes e conduziram uma retrospectiva avaliativa das ações realizadas em 2021, destacando os seguintes aspectos: sistemática e temática dos estudos; participações internacionais (Dr. Jorge Gorostiaga/Argentina; Dr. Aristeo Santos Lopes/México; Dra. Marisa Fátima Roman/México); comprometimento dos integrantes com o grupo; lançamento do livro organizado pelo Gepes em 2021; curso de extensão “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação”, realizado nos meses de agosto a outubro; apresentação dos textos que farão parte do livro do Gepes, que será publicado em 2023; dentre outros. Ao meio dia, teve um almoço de confraternização marcado pela integração dos presentes.

O segundo momento realizado ocorreu no turno da tarde e foi coordenado pela Dra. Carina Tonieto (vice-coordenadora do Gepes), pelo doutorando Junior Centenaro e pela mestranda Caroline Simon Bellenzier. A ação se deteve em apresentar a proposta de estudo que será realizada no ano de 2022 e que terá por objetivo central “analisar as dimensões teórico-metodológicas da pesquisa em política educacional com o intuito de sistematizar os diferentes modos de compreensão da produção do conhecimento no campo acadêmico”. Foram apresentadas as temáticas a serem estudadas, a indicação dos textos e autores que serão abordados e a metodologia na realização dos encontros. Por último, houve a organização do cronograma das atividades a serem realizadas com as atribuições dos respectivos pesquisadores, que terão a responsabilidade de sistematizar em forma de texto, os quais serão apresentados no Gepes para serem qualificados e, em seguida, transformados em capítulos da coletânea que será publicada em 2024.

Todos os envolvidos nesse dia de encontro de confraternização e organização destacaram o papel que o Gepes vem realizando na formação de mestres e doutores do PPGEdu, a visibilidade e projeção que o grupo está tendo no cenário nacional devido as pesquisas e produções realizadas de forma qualificada, a seriedade com os estudos no campo das políticas educacionais e o compromisso em tornar os encontros um grande espaço de diálogo, acolhida e formação.