Pesquisa e Inovação

Gepes participa do I Colóquio Nacional da Rede EMpesquisa

13/12/2021

11:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Rede Nacional de Pesquisas sobre Ensino Médio (EMpesquisa) reúne 22 grupos de pesquisa ligados a 21 Instituições de Ensino Superior de 14 Unidades Federativas. Com o objetivo de promover o encontro de pesquisadores envolvidos em projetos de investigação sobre a reforma do Ensino Médio em todas as regiões do país e de realizar uma socialização das investigações dos distintos Grupos, a Rede realiza o I Colóquio Nacional da Rede EMpesquisa, que começou no dia 2 de dezembro, teve atividades no dia 9 e segue até 16/12. O evento, que ocorre de forma on-line, conta com a participação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF).

O Gepes está ligado à Rede EMpesquisa e ao observatório do Ensino Médio no RS por meio do projeto de pesquisa “Políticas Curriculares para o Ensino Médio”. Esse projeto de pesquisa tem por objetivo identificar, descrever e analisar os desdobramentos da Lei 13.415/2017 na rede estadual de ensino do RS, investigando a incidência das políticas, os formatos de implementação/tradução, o papel dos atores e sujeitos e as tensões políticas, epistemológicas e pedagógicas geradas.

No primeiro dia de atividades do Colóquio, o coordenador do Gepes, professor Dr. Altair Alberto Fávero, participou da Mesa 1, na qual apresentou o projeto de pesquisa “Políticas Curriculares para o ensino médio”, que está sendo desenvolvido em dez escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino. Na ocasião, ressaltou o desafio de uma pesquisa com diversos instrumentos de construção de dados, informações e conhecimentos, pois o projeto envolve entrevistas com professores e estudantes, grupos focais, análise documental e observações da realidade escolar. A pesquisa está em andamento desde março de 2021 e conta, além de Altair, que é o coordenador, com os seguintes pesquisadores: Carina Tonieto (IFRS e pós-doutoranda no PPGEdu/UPF), Evandro Consaltér (egresso), Chaiane Bukowski (doutoranda), Junior Bufon Centenaro (doutorando), Caroline Simon Bellenzier (mestranda) e Antônio Pereira dos Santos (mestrando). Nesta primeira mesa também houve a exposição das pesquisadoras Dra. Geórgia Sobreira dos Santos, da Universidade Federal de Alagoas, e Dra. Sandra Regina de Oliveira Garcia, da Universidade Estadual de Londrina (PR), que falaram sobre as pesquisas desenvolvidas em seus respectivos grupos.

Participam das atividades professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado ligados aos respectivos grupos e programas. Também, ao longo do evento, estão sendo apresentados em formato de pôsteres resumos dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa. Como resultados parciais de suas investigações, o Gepes apresentou três pôsteres com os títulos: 1) O Protagonismo dos estudantes e professores na implementação do Novo Ensino Médio: de que protagonismo estamos falando?; 2) Percepções dos estudantes e professores quanto aos itinerários formativos e ao Projeto de Vida do Novo Ensino Médio; 3) A linguagem empresarial no Referencial Curricular Gaúcho.

Além de investigar o cenário da Reforma do Ensino Médio no Brasil, o evento coloca-se como oportunidade de resistência às políticas vigentes que visam a instrumentalização da educação para fins meramente mercadológicos. O I Colóquio Nacional da Rede EMpesquisa é promovido pelo Observatório do Ensino Médio (UFPR), pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE-UFES) e pelo Grupo de Pesquisa em Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional (GETAE – LAGEBES – UFES).