Ensino

Equipe do PPGEdu participa da XIV ANPED Sul

01/11/2022

13:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Docentes, discentes, egressos e pós-doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) marcaram presença no maior evento da área de Educação da Região Sul do Brasil, a ANPED Sul. Entre os dias 17 a 20 de outubro, estiveram reunidos virtualmente pesquisadores da área da Educação do Sul do Brasil para debater questões associadas a formação e trabalho docente, temática principal do evento na sua edição de 2022.

De acordo com a coordenadora do Programa, professora Dra. Cleci Werner da Rosa, o evento, consagrado como reunião, foi intitulado em 2022 como “Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na educação brasileira”. A atividade teve como sede a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e teve quatro mesas temáticas, uma conferência de encerramento, sessões de apresentação de trabalhos e fóruns especiais que antecederam o evento como forma preparativa. 

Participação do PPGEdu
Segundo Cleci, o PPGEdu tem tradicionalmente participado dos eventos e, neste ano, levou para o encontro um conjunto de estudos associados às pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento. Esses estudos foram apresentados por discentes, docentes, egressos e pós-doutorandos das três linhas do programa, na sessão de Apresentação de Trabalhos. Além da apresentação nesta sessão, o PPGEdu teve outras participações que foram destaque no evento.

O professor Dr. Claudio A. Dalbosco apresentou, juntamente com o professor Amarildo L. Trevisan, da Universidade Federal de Santa Maria, no Eixo 12 - Filosofia da Educação, o trabalho encomendado com o título “Crise Educacional contemporânea: da aprendizagem à formação”. 

Já o professor Dr. Altair Fávero apresentou a conferência “Dilemas e potencialidades do estágio pós-doutoral”, no II Fórum dos pós-doutorandos da Região Sul do Brasil e associada a programação do evento. A professora Patrícia Carlesso Marcelino, pós-doutoranda no PPGEdu, mediou a conferência. O professor Altair Fávero também fez parte da sessão especial Internacionalização da educação superior na contemporaneidade: perspectivas e desafios no território latino-americano. A sessão, coordenada pela Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida (Unoesc), teve a participação do Dr. Enrique , do Uruguai.

Outros docentes, discentes e egressos participaram como ouvintes no evento.

A ANPED
A ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é uma entidade que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.