Pesquisa e Inovação

PPGEdu prepara curso de extensão sobre Martha Nussbaum e a Educação

12/07/2021

09:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) desenvolverá mais uma edição do seminário especial “Problemas Educacionais Contemporâneos”. Desta vez, a obra que orientará os debates será a coletânea organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação”.

Composta por 18 capítulos, a coletânea “Leituras sobre Martha Nussbaum e a Educação” busca discutir a atualidade do pensamento desta autora para compreender e problematizar questões educacionais contemporâneas. Os estudos reunidos apresentam um diálogo com temas de filosofia da educação, bem como dos desafios pedagógicos para uma educação humanista, em contextos marcados pelo neoliberalismo, regressão de direitos sociais, aumento da desigualdade social e da pobreza. Além disso, possibilita análises das políticas educacionais recentes, criadas e implementadas sob a égide de parâmetros neoliberais e da hegemonia de interesses empresariais em relação à educação. A coletânea apresenta também reflexões sobre a educação e a desigualdade de gênero na ótica do feminismo liberal de Nussbaum.

Na última sexta-feira (09), durante encontro quinzenal do GEPES, o seu coordenador, Dr. Altair Alberto Fávero, apresentou a proposta do seminário, bem como as conferências que serão realizadas e os convidados especiais. O seminário especial “Problemas Educacionais Contemporâneos” terá a coordenação dos professores Dr. Altair Alberto Fávero e Dr. Ângelo Vitório Cenci e as atividades serão realizadas todas as quartas-feiras à noite, a partir das 19h20min, no período de 11 de agosto a 20 de outubro, totalizando carga horária de 40 horas. Em breve, será disponibilizado o cronograma com a programação completa, bem como o link para as inscrições.