Pesquisa e Inovação

Curso de extensão e pré-lançamento de livro marcam abertura das atividades do PPGEdu

03/03/2022

14:39

Por: Assessoria de Imprensa

As atividades letivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF) iniciaram na noite de quarta-feira, 2 de março, com o primeiro encontro do curso de extensão “Educação, Escola e sala de aula na perspectiva da práxis dialógica benincaniana”. O curso, que também integra a grade curricular do PPGEdu como Seminário intitulado “Os Clássicos contemporâneos e a Educação”, foi proposto pela linha de Pesquisa Fundamentos da Educação do Programa e tem como coordenadores os professores doutores Ângelo V. Cenci, Claudio A. Dalbosco, Edison A. Casagranda, Eldon H. Mühl e Marcelo J. Doro. 

Essa edição do Seminário/Curso de Extensão tem como núcleo temático um clássico regional, chamado Pe. Elli Benincá, que influenciou e continua a influenciar significativamente a educação brasileira, especialmente aquela desenvolvida na região Norte do Rio Grande do Sul. Com sua longa experiência formativa, tanto prática como teórica, Benincá contribui na formação de muitas gerações de estudantes e agentes sociais e pastorais que atuam vivamente nas instituições formais de ensino, principalmente nas escolas públicas e privadas. A singularidade da práxis formativa benincaniana que atraiu para si a companhia de inúmeros professores e alunos repousa na ênfase dada ao trabalho de grupo baseado no diálogo como princípio formativo-educativo.

O encontro de abertura contou com a presença do coordenador do PPGEdu, professor Dr. Altair Alberto Fávero, com professores do Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa) de Passo Fundo, parceiro na proposição e realização do curso, bem como docentes e alunos do PPGEdu, professores aposentados da UPF, além de familiares e ex-alunos do professor e Pe. Elli Benincá. 
O encontro foi marcado por momentos de grande emoção e recordações. Houve o lançamento da Logo Práxis Benincaniana, pela professora da UPF e doutoranda do PPGEdu, Daniela De David Araujo, representando a família do Pe. Elli Benincá, além do pré-lançamento do livro em Homenangem a Elli Benincá, intitulado “Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá” e organizado pelos professores doutores do PPGEdu, Eldon H. Mühl e Telmo Marcon. O livro está disponível para download no site da Editora UPF AQUI.

Inscrições abertas para o curso de extensão
O curso de extensão Educação, escola e sala de aula na perspectiva da práxis dialógica benincaniana segue com inscrições abertas até o dia 10 de março. As inscrições podem ser realizadas AQUI.