Ensino

Ciclo de Debates aborda a condição humana em tempos de pandemia

15/04/2020

11:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação UPF

A nova realidade vivida em todo o mundo em função da pandemia da Covid-19 trouxe mudanças tanto econômicas quanto sociais e comportamentais. Pensando em contribuir para a compreensão desse momento e buscando ser uma ferramenta positiva para o enfrentamento da situação, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Área de Ética e Conhecimento, do curso de Filosofia, do Núcleo de Pesquisa em Filosofia e Educação (NUPEFE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), promove o Ciclo de Debates “A condição humana em tempos de Pandemia”. Os encontros serão online e ocorrem nos dias 17 de abril, 15 e 29 de maio e 11 de junho. As inscrições podem ser feitas no link.

O ciclo tem a coordenação do professor Dr. Cláudio Dalbosco. De acordo com ele, a pandemia mudou radicalmente a forma de vida de bilhões de seres humanos. Agora, reclusos socialmente, se pensa com maior intensidade o sentido da vida, da solidão e morte, intensificando-se a necessidade de aprofundar o significado do “viver juntos” e, por conseguinte, da solidariedade social. Do mesmo modo, a educação formal e, com ela, o ensino universitário foi diretamente afetado, tendo de desenvolver repentinamente modalidades de aulas remotas. “No contexto destas e outras transformações, o Ciclo de Debates, reunindo pesquisadores da UPF e de várias outras universidades brasileiras, pretende dialogar sobre nossa condição humana e as possíveis mudanças na forma de vida que emergirão pós-pandemia. É um momento ímpar, inovador mediante essas circunstâncias, de nos mantermos juntos, professores e alunos, mesmo à distância, pensando sobre nossas vidas e sobre os efeitos sociais, éticos e políticos que a pandemia da Covid-19 está provocando no mundo todo e entre nós”, ressalta Dalbosco.

Programação
O primeiro debate ocorre no dia 17 de abril, com o tema “A Condição humana em tempos de pandemia: um olhar filosófico-formativo”. A atividade inicia às 14h e terá como conferencistas os professores Dr. Delamar V. Dutra (UFSC) e Dra. Nadja Hermann (UFRGS), com a coordenação do Dr. Claudio A. Dalbosco (UPF).

No dia 15 de maio, o encontro virtual também será às 14h. O tema será “A Condição humana em tempos de pandemia: Precarização, solidão e cuidado da existência”. Os conferencistas serão os professores Dr. Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP) e Dr. Miguel da Silva Rossetto (UPF), com a coordenação do professor Dr. Andrei Lodéa (UPF).

O segundo encontro de maio será no dia 29, a partir das 9h. A temática será “A Condição humana em tempos de pandemia: o papel da escola e do professor”, com os palestrantes Dra. Carlota Boto (USP) e Dr. Altair A. Fávero (UPF), coordenados pelo professor Dr. Marcelo J. Doro (UPF).

A última etapa será no dia 11 de junho, às 19h30min. O tema será “A condição humana em tempos de pandemia: democracia e resistência”, com os professores Dr. Marcos Nobre (CEBRAP/UNICAMP) e Dr. Ângelo V. Cenci (UPF), coordenados pelo professor Dr. Edison A. Casagranda.