Ensino

Relações de consumo são debatidas por especialistas internacionais na UPF

24/11/2018

12:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/Letícia Nigris

De 20 a 23 de novembro, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) e da Faculdade de Direito (FD), recebeu professores, especialistas nacionais e internacionais de países como a Colômbia, a Espanha, Portugal e México. Durante quatro dias, a temática do direito do consumidor pautou os debates do X Seminário Nacional de Defesa do Consumidor; o VI Seminário Internacional de Defesa do Consumidor; o II Encontro de Balcões do Consumidor; o II Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais; e a II Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. As atividades contaram com a participação de alunos dos cursos de graduação e da pós-graduação da UPF e de outras IES da região.

 

Na última sexta-feira, dia 23 de novembro, a programação contemplou a apresentação de uma centena de trabalhos científicos. A abertura da Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos contou com a presença da reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, e ocorreu de forma paralela ao VI Seminário Internacional de Defesa do Consumidor conjuntamente com o II Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais.

Os eventos realizados pelo PPGDireito, coordenado pelo professor Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho, foram prestigiados por palestrantes do Brasil, Espanha, México, Portugal e Colômbia. Também estiveram presentes o Dr. Orides Mezzaroba, Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (Conpedi) e a Dra. Ana Lúcia Kenickel Vasconcelos, Secretária Nacional do Consumidor.

A programação do seminário, encerrou à noite, com reflexões acerca da Comunicação jurídica e inovação tecnológica; Derechos humanos, praxis instituyente y comum; Reflexões sobre o Direito na era da globalização e os Direitos humanos, relações de poder e precariedades. Os temas foram abordados pelos professores Dr. Leonel Severo Rocha (Unisinos), Dr. David Sanchez Rubio (Universidad de Sevilla), Dr. José Alcebíades de Oliveira Júnior (UFRGS), Dr. Renato Duro Dias (FURG) e Dr. Jacson Roberto Cervi(URI Santo Ângelo).

Na avaliação do diretor da FD, Me. Edmar Vianei Marques Daudt, a partir da realização de tais eventos busca-se a integração, cada vez maior, entre os alunos da graduação e da pós-graduação. Nessa perspectiva, assinala que ao participar dos grupos de pesquisa, os alunos são incentivados, desde o início do curso, a aprofundarem seus estudos, atuando de forma ativa, e isso permite favorecer o processo de aprendizagem.“A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se verifica na prática, pois são muitos os projetos de extensão disponibilizados aos estudantes, como o Balcão do Consumidor, que recebeu o Prêmio Responsabilidade Social, outorgado pela Assembleia Legislativa, o Projur Mulher e Diversidade, também condecorado pela ALRGS, o Mediajur, o Paifam e o Balcão do Trabalhador.  No que diz respeito à pratica forense, a Faculdade de Direito da UPF conta com o SAJUR e o JEC. Tanto no Serviço de Atendimento Jurídico quanto no Juizado Especial Cível os estagiários peticionam e encaminham a solução efetiva para casos concretos bem como vivenciam a realidade social de nossa comunidade”, reitera o diretor.