Pesquisa e Inovação

Professores e mestrandos do PPGDireito participam de evento em São Paulo

03/06/2019

16:24

Por: Assessoria de Imprensa

Atividade refletiu sobre os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho e ocorreu de 29 a 31 de maio, na USP

Professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, de 29 a 31 de maio, do evento “100 Anos da Organização Internacional do Trabalho”, promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O evento buscou proporcionar uma reflexão crítica em torno das normas internacionais do trabalho, da promoção do trabalho decente no Brasil, dos princípios e dos direitos fundamentais no trabalho.

A mestranda Pamela Almeida apresentou o trabalho “Da evolução da ótica contratual das relações de trabalho para uma visão de direitos humanos”, que tem a coautoria da professora orientadora Dra. Adriana Fasolo Pilati. De acordo com Pamela, o trabalho faz parte de um projeto maior, que ainda está em andamento, intitulado “A democracia e os direitos humanos na América Latina”, desenvolvido sob a coordenação da professora Adriana, vinculado ao grupo de pesquisa Jurisdição Constitucional e Democracia, do PPGDireito.

A mestranda apresentou outro trabalho no evento, produzido em coautoria com a professora Izabel Rigo Portocarrero, doutora em Direito pela Universidade de Salamanca e atualmente docente de Direito Internacional Privado na Universidade Internacional de Valência. O trabalho tem como título "Da divergência acerca da proteção dos trabalhadores no comércio internacional”.
  
De acordo com a mestranda, foi uma experiência única participar de um evento tão importante e um momento de grande aprendizagem. “A participação no evento me proporcionou momentos únicos, com palestrantes bem qualificados, profundos em suas abordagens, palestrantes especialistas da área, peritos da OIT, além da organização do evento impecável. Os debates foram profícuos, o que contribuiu muito para meu aprendizado e ampliou nossa rede de contatos”, destacou Pamela.