Pesquisa e Inovação

Inserção na pesquisa abre portas para novas vivências profissionais

29/01/2024

14:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Doutoranda compartilha experiências como pesquisadora na área de mudanças climáticas. Inscrições para mestrados e doutorados na UPF encerram nos próximos dias

Se você sonha em ingressar na área da pesquisa, precisa ficar atento: são os últimos dias para se inscrever nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Passo Fundo (UPF). Neste semestre, são oferecidas vagas para 13 cursos de mestrado e sete cursos de doutorado. 

A estudante Giovana Reginato iniciou a trajetória na pesquisa ainda durante a graduação em Engenharia Civil, quando se tornou bolsista em iniciação científica. Integrante da equipe do Green Office, ela fez mestrado e agora desenvolve uma pesquisa no doutorado em Engenharia Civil e Ambiental sobre as mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Minha pesquisa é, basicamente, desenvolver ações sobre mudanças climáticas nas universidades, criando um modelo de adaptação e mitigação para a avaliação dessas ações que estão sendo promovidas”, afirma.

A doutoranda é bolsista Capes I e se dedica exclusivamente à pesquisa. Para ela, estar na pós-graduação traz impactos positivos na carreira, abrindo portas, gerando contatos e proporcionando o crescimento pessoal e profissional.

“São muitas possibilidades de participar de eventos nacionais e internacionais, de estudar em universidades de outro mundo, por meio do doutorado-sanduíche, são oportunidades que impactam de forma positiva na vida de quem decide ingressar na vida acadêmica. Você cresce como pessoa, se desenvolve como profissional e isso é muito gratificante”, destaca a estudante, que já teve a oportunidade de participar de um projeto internacional que reúne pesquisadores de diversos países como o Brasil, Reino Unido,Fiji e Quênia.

Faça a sua inscrição

Deseja ingressar na pesquisa assim como a Giovana? A UPF oferece neste semestre cursos de mestrado e doutorado nas áreas de Administração; Agronomia; Bioexperimentação; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Computação Aplicada; Direito; Ensino de Ciências e Matemática; Engenharia Civil e Ambiental; Envelhecimento Humano; História; Letras; Odontologia; e Projeto e Processos de Fabricação. 

Comprometida com a ciência e com a formação de novos pesquisadores, a Instituição também concede bolsas e benefícios financeiros para quem quer se dedicar à pesquisa. Acesse upf.br/pos e inscreva-se.