Ensino

Docentes do PPGDireito/UPF participam de congresso na Espanha

30/07/2018

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (PPGDireito/UPF) Dr. Marcos Leite Garcia e Dr. Roberto Alfonso Viciano Pastor participaram do 56º Congresso Internacional de Americanistas, ocorrido entre os dias 15 e 20 de julho, na Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento é considerado o congresso de ciências sociais mais antigo do mundo, uma vez que é realizado desde 1875, tendo sido interrompido somente durante o período das duas Grandes Guerras Mundiais.

A 56ª edição do Congresso foi em homenagem aos 800 anos da Universidade de Salamanca (1218-2018), a primeira universidade da Espanha e uma das mais antigas do mundo. A atividade foi realizada na histórica e tradicional cidade e teve a participação de todas as áreas das ciências sociais.

Durate o evento, Garcia apresentou dois trabalhos. O primeiro deles, “A proposta de Gregorio Peces-Barba de uma educação para a Cidadania e Direitos Humanos: uma questão de Democracia”,  foi apresentado no dia 17 de julho dentro do Grupo de Trabalho/Investigação Direitos Humanos, Educação e Democracia - coordenado pelos professores César A. Nunes e Catarina Gomes, da Universidade de Coimbra.

Já o segundo, “Propostas do Novo Constitucionalismo Latino-Americano para consolidar a Democracia e os Direitos Humanos no Continente”, foi apresentado no dia 18 de julho, dentro do Grupo de Trabalho/Investigação Processos Constituintes e rupturas democráticas na América Latina – coordenado pelos professores Roberto Viciano, da Universidade de Valencia, e Gustavo Ferreira Santos, da Universidade Federal do Recife.

Antes do início do Congresso, no dia 12 de julho, Garcia também palestrou sobre o tema: “Democracia y elecciones en América Latina: reflexiones a partir del caso de Brasil”, no Seminário Democracia y Procesos Electorales em Latinoamérica, no Colégio de Advogados de Madrid.