Extensão

Curso de extensão Direito Digital e o Marketing Político inscreve até 14/09

10/09/2020

10:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A tecnologia presente no processo eleitoral brasileiro, os desafios e as situações surgidas dessa relação são pontos que serão debatidos no curso de extensão Direito Digital e Marketing Político, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 14 de setembro, o curso ocorrerá de forma on-line na terça, dia 15 de setembro. Clique aqui e inscreva-se. 

Para os organizadores do curso, o processo eleitoral brasileiro possui uma inevitável vocação à tecnologia. Não apenas pela inovação da urna eletrônica, ou pela automação da apuração dos votos, mas sim por suas diversas faces em contato com a internet e tecnologia. Desde a criação da Justiça Eleitoral em 1932, o primeiro Código Eleitoral Brasileiro já trouxe a previsão de uma máquina de votar, pretendendo automatizar o processo eleitoral facilitando sua execução e operação. 

Contudo, não são apenas facilidades que a tecnologia provoca no processo eleitoral. Apesar de facilitar sua concretização, a tecnologia impõe novos desafios como a necessidade de enfrentar o tema das notícias falsas, as conhecidas Fake News, ou ainda a utilização da micro segmentação e do Big Data na campanha eleitoral. 

Entre as temáticas que serão abordadas, estão pontos como Quando e como a Internet entrou na política; Desafios específicos da Internet; O que é o Direito Eleitoral Digital; Propaganda eleitoral permitida e proibida na Internet; Conteúdo digital de terceiro, editorial, orgânico e impulsionado; Regras e experiências do impulsionamento; Eleições e os buscadores de conteúdo e redes sociais; Responsabilidade de provedores pelo conteúdo de terceiros; Desinformação online (fake news e deep fake); Big data e micro segmentação; Investigação digital eleitoral na prática, Remoção de conteúdo e Crimes eleitorais digitais.