Extensão

UPF é parceira em treinamento para aprimorar técnicas de identificação de insetos em cereais de inverno

07/05/2019

13:55

Por: Assessoria de Imprensa / Com informações da Embrapa Trigo

Fotos: Douglas Lau

O 2º Treinamento em Identificação, Monitoramento e Manejo de Afídeos e Parasitoides em Cereais de Inverno vai reunir mais de 50 pesquisadores em Passo Fundo nos dias 21 e 22 de maio. A Universidade de Passo Fundo (UPF) é uma das parceiras da atividade e será sede da programação. A abertura ocorre no dia 21, no auditório da Pós-Graduação em Agronomia, Prédio G3, Campus I, a partir das 8h15min. As vagas são restritas às instituições participantes da rede e bolsistas de projetos dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e Computação Aplicada (PPGCA), e dos cursos de Agronomia, Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UPF. O treinamento vai contar com programação teórica e prática nos prédios na pós-graduação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg). 

O objetivo do evento é capacitar a equipe da Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno para a correta inserção de registros em bases de dados web com informações históricas sobre populações de afídeos e parasitoides, suas interações, impactos e manejo. Ferramentas computacionais para contagem e simulação de população de afídeos fazem parte das novidades dessa edição.

A Rede de Monitoramento de Pragas em Cereais de Inverno é uma ação coordenada pela Embrapa Trigo, criada em 2015 junto com parceiros nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. O objetivo é, por meio de armadilhas e experimentos de campo, monitorar populações de insetos pragas, relacionando os níveis populacionais ao dano econômico. O trabalho permite estabelecer sistemas de alerta para a tomada de decisão do manejo da lavoura. O alvo das ações é o monitoramento de afídeos, insetos conhecidos popularmente como pulgões, que podem causar danos diretos e indiretos ao trigo. 

O evento conta com diversos parceiros que atuam no projeto, entre eles Embrapa, CCGL, UFRGS, SETREM, Agrária, Fundação ABC, UFU, IFSul, UPF, IFTM, UEL e IFMT.

A programação completa pode ser acessada aqui.