Ensino

UPF divulga edital para seleção de bolsistas para Programas de Pós-Graduação

01/03/2021

08:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Serão oferecidas 10 bolsas do CNPq e o ingresso dos candidatos selecionados ocorrerá neste primeiro semestre

A Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF (VRPPG) torna público o edital para seleção de alunos/bolsistas para ingresso em vários cursos de mestrado e doutorado da UPF, no âmbito do Programa Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (Programa MAI-DAI) do CNPq. Ao todo, serão oferecidas 10 bolsas do CNPq (4 de doutorado e 6 de mestrado) e o ingresso dos candidatos selecionados ocorrerá neste primeiro semestre (Turma 2021/1). As inscrições devem ser feitas de 1º a 7 de março. Confira aqui o edital completo.

As inscrições poderão ser efetuadas mediante o envio da documentação listada no edital, exclusivamente em formato digital, em um arquivo único, em PDF, para o e-mail stricto@upf.br, indicando no assunto do e-mail a expressão “Inscrição Edital VRPPG 01/2021 – Programa MAIDAI-CNPq-UPF”.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa do CNPq para desenvolverem suas dissertações ou teses junto a uma das dez empresas parceiras no projeto, com foco em inovação. As empresas estão identificadas no edital. Os programas de pós-graduação envolvidos são: Agronomia (PPGAgro), Bioexperimentação (PPGBioexp), Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), Computação Aplicada (PPGCA), Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF).

O Programa
O Programa MAI-DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), por meio da concessão de bolsas a estudantes de mestrado e de doutorado em projetos de interesse do setor produtivo, mediante parceria com empresas. Dessa forma, o MAI-DAI busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade e do desenvolvimento científico e tecnológico no país, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.