Pesquisa e Inovação

Trabalho de iniciação científica é premiado em evento de Realidade Virtual

17/11/2023

13:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O docente dos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e Agronomia (PPGAgro) da Universidade de Passo Fundo (UPF) professor Dr. Rafael Rieder e cinco alunos de iniciação científica dos cursos de Engenharia de Computação (Nicolas Welfer Kirinus, Felipe Borges da Silva e Brenda Slongo Taca) e Ciência da Computação (Diógenes Pereira Fernandes e Eduardo Willian Horst) participaram de três eventos científicos internacionais na cidade de Rio Grande. As atividades ocorreram no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os dias 6 e 9 de novembro. Na ocasião, um dos trabalhos recebeu o prêmio de Melhor Artigo Científico.

O local sediou três simpósios reconhecidos pela área de Ciência da Computação da CAPES: 36th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), 25th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) e 22nd Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames). Todos os eventos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúnem pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmico, industrial e comercial, do Brasil e do exterior. No evento, divulgam-se avanços em pesquisa e aplicações sobre computação gráfica, processamento de imagens, visão computacional, realidade virtual, realidade aumentada e jogos digitais para a sociedade.

Na oportunidade, o professor Rieder e os alunos representaram a UPF apresentando quatro trabalhos científicos aceitos para publicação em proceedings da ACM (Association for Computing Machinery) e da SBC. "Os trabalhos apresentam o andamento e os resultados de nossos projetos de pesquisa, apoiados por bolsa de produtividade do CNPq, e em parceria com a Faculdade de Medicina da UPF, Embrapa Trigo e IFSul Passo Fundo", destaca.

São eles:
- Trilha "SVR - Main Track": A Pilot Study of the User Experience in an Augmented Reality Mobile App to Support Teaching of Hematology;
- Trilha "SVR - WUW": DPOC-VR: um VR-serious game para apoio ao ensino de doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Trilha "SBGAMES - Saúde": Desenvolvimento de um mobile serious game para apoio ao ensino de Semiologia Neurológica;
- Trilha "SIBGRAPI - WUW": AphidCV Mobile: ferramenta para classificação e contagem de afídeos em dispositivos móveis.

Melhor Artigo Científico
Dentre esses trabalhos, destaca-se o artigo apresentado por Diógenes e Felipe na trilha SVR - WUW (Workshop of Undergraduate Works), que apresenta uma solução para apoio ao ensino de conteúdos de Medicina - de maneira interativa e imersiva. De acordo com o professor, foi gratificante ver seus orientandos receberem o prêmio de Melhor Artigo Científico. "Essa premiação evidencia a dedicação e o empenho dos nossos alunos, e consolida o esforço de diferentes atores da Computação e da Medicina”, comentou.

Acordo de Cooperação Técnica
O artigo apresentado pelos alunos Nicolas e Brenda contempla resultados vinculados aos projetos "Desenvolvimento e validação de ferramentas para monitoramento e tomada de decisão de manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos" e "Soluções de Visão Computacional para manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos". Esses projetos fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre UPF, Embrapa Trigo e IFSul Passo Fundo em 2023.

O professor salientou ainda que o apoio de todos os autores envolvidos e da UPF foi fundamental para a presença no evento. "A mobilização dos acadêmicos para a produção dos artigos e para a caravana de apresentar seus trabalhos, presencialmente, foi ímpar. Estar em eventos desta magnitude permite mostrar a nossa qualidade em pesquisa e no desenvolvimento de produtos de ciência e tecnologia, para colegas do Brasil e do exterior", ressaltou Rieder.