Ensino

PPGCA é representado em evento de operadores do DNS

28/07/2020

16:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Pesquisa focada na otimização do sistema do DNS na internet global foi apresentada no workshop DINR 2020

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) foi representado pelo Dr. Ricardo Schmidt no workshop DINR 2020. O professor apresentou, no dia 22 de julho, um trabalho desenvolvido junto ao programa. A pesquisa focada na otimização do sistema do DNS na internet global está sendo desenvolvida pela discente do PPGCA, Natália Knob, sob orientação dos professores Dr. Ricardo Schmidt e Dr. Marco Trentin. O trabalho também conta com a colaboração dos professores e pesquisadores Dra. Jelena Mirkovic, Dr. John Heidemann e Wes Hardaker do Information Sciences Institute, da University of Southern California (ISI/USC).

O DNS é um sistema hierárquico e distribuído de gestão de nomes para computadores e serviços conectados à internet. Por causa do DNS, ao navegar pela internet, é possível identificar um website ou recurso remoto por meio de seu nome de domínio (por exemplo www.upf.br), ao invés de utilizar endereços IP (por exemplo 168.138.137.63).

A pesquisa do PPGCA, intitulada “Understanding and Quantifying Aggressive Resolver Behavior”, busca classificar resolvedores recursivos do DNS de acordo com seu comportamento. Conforme o professor Schmidt, sabe-se que muitos resolvedores ignoram os valores de TTL (time-to-live) sugeridos para cada recurso de DNS buscados junto dos servidores de autoridade. Por conta disso, há uma sobrecarga de requisições DNS desnecessárias chegando aos servidores de autoridade, o que degrada o serviço da internet como um todo, já que os servidores de autoridade são a base de informações e endereçamento da internet global.

O DINR é um workshop organizado por operadores dos principais serviços de DNS e pesquisadores da área. “A oportunidade de apresentar nosso trabalho no DINR resultou em comentários, sugestões e críticas muito valiosas para o desenvolvimento e sequência da nossa pesquisa”, disse o professor Schmidt.

Outros trabalhos apresentados durante o workshop incluem pesquisas sobre medições e monitoramento de serviços do DNS, performance e segurança da infraestrutura do DNS, e futuras direções de pesquisa. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas AQUI. O resumo do trabalho realizado na UPF e apresentado no workshop DINR pode acessado neste link.