Pesquisa e Inovação

Pesquisas de computação aplicada à agricultura da UPF são destaque em Congresso de Zoologia

05/09/2022

09:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O docente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF), professor Dr. Rafael Rieder, e o egresso Telmo de Cesaro Jr., participaram do XXXIV Congresso Brasileiro de Zoologia (CBZoo), na cidade de Curitiba, Paraná. As atividades ocorreram no período de 23 a 26 de agosto, no centro de eventos da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), onde ambos apresentaram pesquisas sobre computação aplicada à agricultura da UPF.

Na oportunidade, professor e egresso participaram da palestra "Ferramentas para monitoramento e tomada de decisão de manejo de pragas: o caso de afídeos vetores em cereais de inverno", ministrada pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Dr. Douglas Lau. A atividade apresentou o estado da arte, resultados e trabalhos futuros de diferentes projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria entre Lau, Rieder, De Cesaro Jr. e outros pesquisadores e estudantes da UPF, Embrapa Trigo e IFSul Passo Fundo desde 2015. Entre os projetos, foram destacados aqueles que envolvem o uso de visão computacional e deep learning para o monitoramento de insetos, como o AphidCV (método para contagem, classificação e mensuração de afídeos) e o InsectCV (sistema para detecção de insetos em armadilhas).

No mesmo evento, Rieder e De Cesaro Jr. foram convidados pela Embrapa Florestas e pela organização do evento para apresentar suas experiências em computação aplicada no painel "Uso de Tecnologias Aplicada ao Monitoramento do Desenvolvimento de Insetos" na 1ª Conferência de "Zoologia na Indústria, novas tecnologias e perspectivas no auxílio à cadeia produtiva". A atividade foi organizada pela Fiep e pela Sociedade Brasileira de Zoologia, e contou com a presença de pesquisadores e profissionais da zoologia, e de empresários da indústria agrícola e florestal.

Durante o painel, os participantes propuseram várias ações aos problemas do segmento, como o mapeamento com imagens de drone para controle dos macacos; desenvolvimento de iscas naturais associadas a fungos para o controle de formigas e utilização de processamento de imagens e inteligência artificial no desenvolvimento de ferramentas para monitoramento e controle de pragas florestais. Para a continuidade das discussões pós-evento, a Fiep montará grupos de trabalho, divididos de acordo com o interesse e afinidades de temas.

De acordo com o professor Rafael, a presença de profissionais da Computação em eventos de outras áreas do conhecimento, como Biologia e Agronomia, é fundamental para inserir a computação aplicada a problemas reais da sociedade. "É uma forma de amadurecer ideias e, de maneira multidisciplinar, gerar tecnologias úteis e avançadas para acelerar processos e para tomada de decisão mais assertiva. São iniciativas como esta que permitem a concreta aproximação e parceria entre academia e indústria", comentou.

O professor também aproveitou a estadia em Curitiba para conhecer a sede da Embrapa Florestas, bem como os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores da entidade, com o intuito de estreitar laços para futuras pesquisas envolvendo computação aplicada à agricultura e a biologia.