Pesquisa e Inovação

Mestrado In Company: UPF e Stara iniciam curso com foco na inovação

09/08/2023

13:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Em turma formada por funcionários da Stara, Mestrado em Computação Aplicada traz disciplinas sob medida para fortalecer a inovação na empresa

Uma parceria inédita entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Stara resultou na criação de um curso de mestrado voltado aos objetivos da empresa. Na noite de terça-feira, 03 de agosto, ocorreu a primeira aula do Mestrado Profissional em Computação Aplicada nessa modalidade. Na turma, composta por funcionários da Stara, os conteúdos são dedicados a ampliar as inovações tecnológicas nas máquinas e implementos agrícolas desenvolvidos pela empresa.

Com mais de uma década, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UPF já é amplamente reconhecido por contribuir com o fortalecimento e com a inovação tecnológica de vários segmentos socioeconômicos, na região de abrangência da UPF e além desses limites. Para a turma in company, todo esse conhecimento foi customizado. “Junto com a Stara, identificamos temas de pesquisa de interesse da indústria que pudessem ser aplicados e integrados ao nosso programa. Chegamos a um portfólio com nove disciplinas, das quais seis terão as atividades integralmente desenvolvidas na Stara”, relata o coordenador do programa, professor Dr. Carlos Amaral Hölbig.

Preparação para superar desafios

O supervisor de Engenharia de Produto da Stara, Guilherme Oliveira, esteve na primeira aula, e destacou os objetivos da empresa em mais esta ação em parceria com a UPF. “Quando a gente se posiciona com a inovação em nosso DNA, a parte técnica é muito importante. A ideia aqui é subir a régua, tornando a capacitação técnica dos profissionais à altura dos desafios que uma multinacional do agro, que realmente inova muito, terá no futuro”, explicou. Guilherme ressalta que a Stara valoriza o conhecimento formal, por isso optou por um curso de mestrado para essa parceria. “Muitos dos desafios que teremos pela frente vão passar por termos uma base forte”, afirmou.

O engenheiro de Controle e Automação Raul Frohlich é um dos mestrandos da turma in company. Graduado há quatro anos, Raul já pensava em retornar à Universidade quando recebeu essa oportunidade. “A expectativa está grande, só temos a ganhar com essa oportunidade. O conteúdo é bem inovador, bem tecnológico. Os pontos que nós vamos aprender, já vemos como tendência mundial, no mercado e na indústria”, conta Raul, que atua como analista de Pesquisa e Desenvolvimento na Stara.

A primeira aula também teve a presença do vice coordenador do PPGCA, Dr. Alexandre Lazaretti Zanatta, e do professor Dr. Marcelo Trindade Rebonatto.

Parceria UPF e Stara

A Stara tem sua matriz em Não-Me-Toque, com unidades em Carazinho, Santa Rosa e na Argentina. Com uma história de mais de seis décadas, tem atuação nos cinco continentes e exporta para 35 países. A parceria com a UPF vem de longa data, com várias iniciativas significativas para ambas as instituições. Em abril de 2018, a UPF e Stara já haviam firmado uma parceria até então inédita, com a instalação de uma extensão da empresa no UPF Parque Científico e Tecnológico. Cinco anos depois, cerca de 40% dos desenvolvedores de tecnologia eletrônica da Stara são oriundos de estágios e da formação desenvolvida no espaço. Além disso, mais de 100 estudantes da UPF compõem o quadro de funcionários da Stara.