Pesquisa e Inovação

Ambiente web facilita acesso a dados climáticos

13/07/2022

13:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Pesquisa desenvolvida na UPF permite a visualização de dados históricos e previsão até 2100

Pensando em desenvolver uma ferramenta Web que possibilitasse aos usuários acesso fácil a alguns dados de previsão do clima, o egresso da Universidade de Passo Fundo (UPF), Emanoel Fontana encontrou na parceria com o professor Dr. Carlos Hölbig os instrumentos que precisava. Juntos, eles desenvolveram uma plataforma web interativa que acessa e apresenta os dados da Plataforma Projeta, um ambiente Web, também desenvolvido por alunos do Mestrado em Computação Aplicada da UPF, que disponibiliza os dados que são utilizados em estudos de mudanças climáticas para pesquisadores brasileiros e do exterior.

O trabalho desenvolvido buscou desenvolver um ambiente web interativo que possibilitasse aos usuários acessar e visualizar de forma fácil alguns dados de previsão do clima, como dados históricos de 1960 a 2005, além de previsões de 2006 até 2100, abrangendo toda a América do Sul. As informações têm origem no Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Instituto de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

O ambiente, que auxilia os usuários a realizar algumas rotinas para a geração de gráficos e mapas utilizando estes dados, teve sua ideia inicial quando professor Carlos fez seu pós-doutorado no CPTEC. Na oportunidade ele foi orientado pela Dra. Chou Sin Chan, responsável por um dos modelos de previsão de tempo e clima do CPTEC-INPE. “Após o meu pós-doc continuamos com projetos em comum e um deles foi responsável por desenvolver uma plataforma Web (Plataforma Projeta) que disponibiliza os dados que são utilizados em estudos de mudanças climáticas para pesquisadores brasileiros e do exterior. Este projeto envolveu duas dissertações de mestrado e três trabalhos de graduação”, comenta.

Contato com a pesquisa já na graduação

A dissertação do Emanoel Fontana foi um destes trabalhos desenvolvidos como consequência do projeto inicial. Bacharel em Ciência da Computação, mestre em computação aplicada, Emanoel é Analista de sistemas na Amcom.

Antes de acessar a pesquisa já realizada pelo professor, ele lembra que iniciou os estudos em 2013, graças ao Prouni, permitindo ingresso não apenas na faculdade, mas também no mercado de trabalho. “Durante o curso sempre participei ativamente de grupos de pesquisa, e das demais atividades acadêmicas. Posteriormente precisei trabalhar, mas sempre querendo continuar os estudos. Minha melhor opção era trabalhar na UPF, pois dessa forma conseguiria conciliar trabalho e estudo. Iniciei o trabalho em 2017 tive que esperar um ano e meio para poder solicitar a bolsa do mestrado, pois não conseguiria pagar integral, conseguindo entrar no mestrado em 2019 e concluir no início de 2021”, relembra.

Emanoel comenta que escolheu o tema juntamente com o orientador. Ao decidir se desafiar e entrar para o mestrado, uma vez que na graduação ele participou de outra pesquisa, o egresso buscou fazer algo diferente, visando empregar o conhecimento adquirido no tema da dissertação. “O objetivo da pesquisa era facilitar a visualização de dados climáticos, fornecendo uma ferramenta de visualização para os usuários. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, primeiro foi buscar e analisar o que existia na literatura sobre o assunto, posteriormente, realizar o desenvolvimento do Projeta Visual Toolbox, e enfim realizando a dissertação apresentando os resultados da pesquisa”, pontua, lembrando que em todos os processos, o professor Hölbig sempre esteve auxiliando e guiando no que foi preciso. 

Projeto funcional e aguardando para nova fase

De acordo com o professor Hölbig, a primeira versão do projeto está funcional e novas aplicabilidades estão sendo discutidas para serem incorporadas ao ambiente. Contudo, conforme o pesquisador, neste momento, o INPE promove a troca de servidores e há uma expectativa que este processo leve alguns meses. “Quando este processo terminar, conseguiremos ter acesso novamente aos dados e poderemos dar sequência ao projeto que não é só o trabalho do Emanuel, mas mais algumas outras iniciativas que tivemos. Nosso objetivo é possibilitar à comunidade científica e acadêmica um fácil acesso aos dados de previsão do clima e as formas de visualizá-los, auxiliando em seus projetos, pesquisas e atividades profissionais”, salientou.

O módulo será de uso aberto para todos os interessados.