Pesquisa e Inovação

Pós-Graduação UPF: 70 bolsas ofertadas ampliam oportunidades para formação

08/11/2022

13:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Qualidade dos mestrados e doutorados da UPF é reconhecida e os currículos permitem uma qualificação atualizada e dinâmica

Produzir e socializar conhecimento a partir das demandas da sociedade são algumas das prerrogativas dos mestrados e doutorados oferecidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Reconhecido como um espaço qualificado de formação, o stricto sensu da UPF está com as inscrições abertas para 14 Programas de Pós-Graduação. As inscrições podem ser feitas aqui.
 
A UPF oferece a oportunidade para que os ingressantes nos cursos de mestrado e doutorado concorram a bolsas e auxílios financeiros. São 70 opções de bolsas que facilitam o ingresso, atuando como uma importante ferramenta de transformação social. Concedidas pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Comunitárias (PROSUC), as bolsas e auxílios financeiros são oferecidas em três modalidades: Bolsa de Isenção Parcial FUPF; Taxa CAPES (PROSUC Modalidade II); e Bolsa Remunerada CAPES (PROSUC Modalidade I). 
 
Podem participar estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2023 dos cursos de mestrado e doutorado. As inscrições estão abertas e devem ser feitas mediante preenchimento de formulário de solicitação com a indicação da modalidade de bolsa ou auxílio pretendida e declaração de dedicação ao curso, obrigatória para todas as modalidades de bolsas ou auxílios, disponíveis junto ao edital

Novos currículos, estímulo à produção científica e olhar para a comunidade

Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) evidenciou a força dos mestrados e doutorados da UPF. Todos os 15 Programas de Pós-Graduação da Instituição elevaram ou mantiveram seus conceitos, em avaliação que considera aspectos como estrutura, qualidade das teses e dissertações, produção científica e impacto social, econômico e cultural. 
 
Para alcançar esse resultado, a UPF desenvolve práticas de inovação e aprimoramento dos Programas, como currículos em sintonia com a atualidade, qualificação contínua dos professores e produção científica sintonizada às demandas da sociedade. Além disso, cada programa possui uma política de autoavaliação, responsável por acompanhar, entre outros aspectos, a relação das produções com as linhas e os projetos de pesquisa, a adequação das teses e dissertação e a publicação dos resultados em periódicos qualificados e sua aplicabilidade.
 
A UPF também mantém políticas de incentivo à formação, que incluem, por exemplo, estágio de pós-doutoramento, mobilidade acadêmica, através de intercâmbio docente e discente e, principalmente, publicações em periódicos internacionais de impacto e participação em eventos científicos nacionais e internacionais. Além disso, a Instituição acompanha e estimula o trabalho de seus programas de pós-graduação stricto sensu, provendo avaliações internas que permitem a modernização dos processos e o acompanhamento das demandas da própria sociedade. 

Internacionalização e caráter inovador

Por acreditar que a internacionalização é prioritária para a busca da excelência do ensino superior em escala mundial, a UPF possui um Plano Estratégico de Internacionalização. O objetivo do PEI é “promover e ampliar o nível de internacionalização da UPF com vistas ao fortalecimento da imagem e à inserção institucional no cenário mundial, promovendo e qualificando o intercâmbio bilateral científico e cultural e, também, as parcerias para o desenvolvimento sustentável”. 
 
Esse trabalho permite a ampliação de oportunidades de mobilidade bilateral de alunos e professores; consolidados convênios de cooperação internacional, firmados novos acordos estratégicos, e aprimorada a infraestrutura para os processos de internacionalização. Além disso, a UPF incentiva a mobilidade acadêmica discente e docente, bem como a organização de eventos em nível internacional em vários PPGs.
 
Somada a essa visão global, a UPF instiga, tanto nos cursos de mestrado, quanto de doutorado, o caráter inovador, aliado ao atendimento das demandas da sociedade. A partir dessa ideia, e dentro de um mundo globalizado que apresenta problemas complexos e que exigem a construção constante de conhecimento, a ciência se apresenta como um meio para a busca das explicações para os fenômenos atuais. Dessa forma, os programas oferecidos pela Universidade fortalecem o caráter inovador e estão sempre atentos às mudanças de uma sociedade em constante evolução.