Pesquisa e Inovação

Mestrados e doutorados da UPF oportunizam dupla titulação na Espanha

19/12/2019

17:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Acordo de cooperação com a Universidade de Alicante possibilita que alunos conquistem o título de mestres ou doutores pelas duas universidades. Interessados já podem se candidatar a uma vaga

Cada vez mais inserida no contexto mundial e próxima de diferentes realidades e possibilidades, a Universidade de Passo Fundo (UPF) continua dando importantes passos para o processo de internacionalização da Instituição. Um exemplo desses esforços é o acordo de cooperação universitária internacional firmado neste mês de dezembro entre a UPF e a Universidade de Alicante, na Espanha. O acordo, que contempla outras três universidades do estado, possibilita que estudantes dos Programas de Pós-Graduação da Instituição realizem a dupla titulação no Instituto Universitario del Agua y de las Ciencias Ambientales, a Universidade de Alicante.

Os estudantes poderão ingressar no Mestrado em Tecnologias e Políticas Públicas sobre a Gestão Ambiental, no Mestrado em Território e Urbanismo e Sustentabilidade Ambiental e no Marco da Economia Circular ou em qualquer outro curso organizado pelo IUACA que seja de interesse das instituições brasileiras. O IUACA é um instituto referência da Europa e, por ser multidisciplinar, possibilita que estudantes de diferentes áreas realizam seus estudos lá. O acordo também prevê a realização de projetos, pesquisas e eventos conjuntos entre as universidades. 

Apesar de o acordo ter sido assinado neste mês, a parceria entre a UPF e a Universidade de Alicante não é nova. O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDireito) já mantém uma relação com o Instituto e, no primeiro semestre deste ano, cinco alunos do Programa realizaram um intercâmbio dentro do programa de dupla titulação oferecido pelas instituições. “Esse processo possibilita que o nosso aluno faça um estágio, tenha aulas em uma universidade estrangeira, possibilitando também ele ascender a um outro mercado, que é a União Europeia. Porque esse título expedido pela Universidade de Alicante tem uma validade em todos os países que fazem parte da União Europeia”, explica o coordenador do PPGDireito, Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho.

Para o professor, a experiência da dupla titulação promove um crescimento muito grande para o aluno, tanto a nível de pesquisa quanto de experiência de vida. “A grande diferença de fazer uma dupla titulação é essa, a possibilidade da experiência pessoal de vida, conhecimento da língua, a pesquisa, criação de redes, network, contatos com outras áreas. Então, é bastante importante, porque hoje vivemos em um mundo globalizado. Depois que você sai, tem outra noção de mundo e isso é muito importante”, completa Pilau Sobrinho, ressaltando que esse é um primeiro passo que está sendo dado e que a intenção é, num futuro próximo, ampliar essa possibilidade também para os cursos de graduação. 

Inscrições já estão abertas
Quem ficou interessado em viver essa experiência já pode realizar sua pré-inscrição. O processo deve ser feito até o dia 31 de janeiro, pelo site do IUCA. Após a inscrição, será preciso entregar a documentação – identidade e diploma de ensino superior – na secretaria do PPGDireito da UPF. Após a admissão, os alunos serão informados sobre a realização das matrículas, que ocorrem entre os dias 15 de janeiro e 28 de fevereiro.