Pesquisa e Inovação

Conhecimento e qualificação profissional para ampliar possibilidades

28/04/2023

14:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Camila Guedes

UPF inscreve para mestrados e doutorados com oportunidades em diversas áreas

Cursar um mestrado ou doutorado é um diferencial para quem quer ampliar os conhecimentos ou busca se qualificar profissionalmente. Esse passo importante na vida profissional também é a escolha de quem deseja abrir novas portas na carreira, como a Janine de Camargo, que é doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Médica veterinária formada pela UPF, ela conta que o interesse pela pesquisa iniciou quando ainda estava na graduação. “A oportunidade de ser bolsista de iniciação científica, conhecer projetos de pesquisa e auxiliar no desenvolvimento deles despertaram em mim o interesse pela docência e a pesquisa”, comenta ela, que escolheu o doutorado em Bioexperimentação por conhecer o potencial do programa e pela oportunidade de ingressar como bolsista MAI/DAI do CNPq.

A doutoranda desenvolve pesquisa aplicada em reprodução animal, junto ao Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal da UPF. “Minha rotina no doutorado atende o aprimoramento docente, auxiliando os colegas da pós-graduação e acadêmicos de iniciação científica vinculados ao laboratório e em aulas teóricas e práticas, além da atuação na pesquisa desenvolvendo meu projeto, onde avaliamos a eficácia de um novo blister que serve para armazenar o sêmen suíno até que ele seja utilizado na inseminação artificial, com o intuito de reduzir o uso de antibióticos no diluente de sêmen sem afetar a qualidade espermática das doses inseminantes”, explica Janine, que encara esse desafio com o propósito de seguir carreira docente após finalizar o doutorado.

Faça um mestrado ou doutorado na UPF

A UPF está com inscrições abertas para 20 cursos em 13 Programas de Pós-graduação. Os processos de seleção ocorrem no âmbito de cada programa. Com a qualidade da pesquisa e da produção de conhecimento reconhecidos pela Capes, os cursos são uma oportunidade para quem deseja alçar novos voos na carreira. “O mercado de trabalho está, cada vez mais, valorizando profissionais com altos níveis de qualificação. Uma pós-graduação em nível de mestrado e doutorado expande as possibilidades de atuação do profissional. Além de ampliar a empregabilidade, estimula o desenvolvimento do pensamento crítico, a partir da reflexão em temas específicos”, destaca a diretora de Pesquisa e Pós-graduação da UPF, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi.

Bolsas e auxílios financeiros

Para que mais estudantes ingressem em uma pós-graduação, assim como a Janine, a UPF oferece a oportunidade de acesso a bolsas e auxílios financeiros. Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão concorrer a bolsas de isenção de pagamento integrais ou parciais concedidas pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela Capes. 

Já a bolsa do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), do CNPq, como a da Janine, oferece aos alunos de doutorado a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa mais aplicados à realidade e à necessidade do setor industrial brasileiro, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital. Veja mais detalhes sobre os cursos e inscreva-se em www.upf.br/pos.