Pesquisa e Inovação

UPF recebe pesquisador da Argélia e reforça parceria com o país

02/05/2019

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Dr. Benkhelifa Mohammed abordou sobre a pesquisa agronômica e a produção agroalimentar na Argélia com mestrandos e doutorandos do PPGAgro e acadêmicos de Agronomia

Um intercâmbio cultural e intelectual foi proporcionado na manhã desta quinta-feira, dia 2 de maio, pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF), que recebeu o professor Université Abdelhamid Ibn Badis (UMAB), de Mostaganem, na Argélia, Dr. Benkhelifa Mohammed. Durante uma conversa com os mestrandos e doutorandos do PPGAgro e acadêmicos de Agronomia, o professor versou sobre “Pesquisa agronômica e a produção agroalimentar na Argélia, restrições e perspectivas”.

A atividade contou com a presença do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, que comenta que o PPGAgro foi o primeiro Programa de Pós-Graduação da UPF e tem trabalhado forte há muito tempo na internacionalização. “É uma política da Instituição. É importante que a Agronomia tenha convênio com a Argélia, um país com produção e características climáticas diferentes das que temos”, cita ele, explicando que é possível realizar trocas de duas formas: “Podemos trazer estudantes da Argélia para que conheçam as inovações e, também, possibilitar que nossos alunos saiam da zona de conforto de um estado que tem chuva abundante e tecnologia implantada e conheçam uma realidade que tem déficit hídrico, para que desenvolvam tecnologias que possam auxiliar no desenvolvimento”, incentivou.

Conforme o Dr. Benkhelifa Mohammed, a instituição da Argélia tem projetos de formação de pessoas e pesquisas para responder a objetivos precisos dos dois países. “Desenvolvemos pesquisas para resolver problemas pontuais na Argélia e no Brasil, pois temos competências complementares a cada um”, diz ele, citando sobre os principais problemas enfrentados pelo país a nível de agricultura. “Temos falta de água, falta de gestão e conservação de solo e qualidade alimentar”, aponta.

Coordenador do PPGAgro, o professor Dr. Edson Bortoluzzi destaca que a visita se dá dentro de um acordo de cooperação internacional que a UPF e outras duas instituições gaúchas – a UFGRS e a UFSM – mantêm, por meio do programa Pró-África, do CNPQ, que teve três fases e iniciou ainda em 2010. “A UPF tem um convênio assinado com a universidade de Mostaganem e a vinda do professor Benkhelifa Mohammed se dá para estreitar relações e facilitar a mobilidade de estudantes. Queremos viabilizar orientações de doutorandos em regime de cotutela”, informa ele.