Pesquisa e Inovação

UPF recebe a visita de pesquisador da França

04/12/2023

16:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Raquel Tartas / Divulgação

Realizando uma missão no Brasil, pesquisadores da Universidade de Limoges, na França, visitaram instituições no Rio Grande do Sul e Paraná, entre elas, a Universidade de Passo Fundo (UPF). Recepcionado pela reitoria, bem como pela diretora da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios (Esan) e por professores do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), o pesquisador Valentin Robin conheceu a estrutura da UPF e pode conhecer os trabalhos desenvolvidos.

Conforme o professor Dr. Edson Bortoluzzi, durante a visita, eles conheceram também o CT Pedras em Soledade e dialogaram sobre uma possível colaboração em projetos de pesquisa com professores e pesquisadores de programas de pós-graduação. “Na oportunidade mostramos os equipamentos do CT Pedras, como o de Difração de raios-X para identificação de minerais em solos e rochas, e todo o nosso know-how em mineralogia de solos, sedimentos e rochas. Como o professor Valentin é geólogo, estamos prospectando um projeto para submeter na Capes-Cofecub no próximo ano”, explicou.

O pesquisador foi recebido pelo pró-reitor Acadêmico, Edison Casagranda, que destacou a importância de projetos em parceria para potencializar ainda mais as ações de internacionalização da UPF. A visita também contou com a presença da diretora da Esan, professora Dra. Cleide Moretto e do funcionário Jackson Korchagin, egresso do PPGAgro, ele foi o primeiro doutor co-tutela da UPF pelo projeto Capes Cofecub.