Pesquisa e Inovação

Mestrandas do PPGAgro participam de atividades em Maceió

15/10/2019

15:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

As mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) Ana Luisa Gayger e Francine Falcão de Macedo Nava participaram do 30º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), de 6 a 9 de outubro, em Maceió. Junto com a professora Dra. Fabiana Tonial, elas acompanharam a programação e apresentaram trabalhos.

O Congresso contou com palestras técnicas, conferências, mesas redondas, workshops, cursos, apresentação de trabalhos orais e em forma de pôster. Entre as áreas da microbiologia contempladas, estiveram: ambiental, alimentos, industrial e biotecnologia, solo, veterinária, clínica e infecção hospitalar, micotoxinas, micologia, virologia, genética e bioinformática, coleção de culturas e taxonomia, patogenicidade bacteriana, patógeno-hospedeiro, fermentação alcoólica e ensino.

Para a professora, a participação em eventos científicos pela comunidade acadêmica deve ser incentivada. “Possibilita a exposição dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na UPF e permite a troca de experiências com outros pesquisadores, a atualização e o aperfeiçoamento profissional”, destaca.

Além dos trabalhos desenvolvidos no PPGAgro, outros estudos realizados na Instituição, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) e por cursos de graduação do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, também foram expostos. “Participar do 30º CBM possibilitou qualificar a pesquisa que estamos desenvolvendo e contribuiu para a prospecção de novas investigações científicas. Além disso, proporcionou a atualização no tema e o contato com importantes pesquisadores. Foi, também, uma oportunidade de divulgar trabalhos desenvolvidos no PPGAgro/UPF a congressistas de diversos países”, destacou Francine. 

Já para Ana Luisa, a oportunidade de participar de debates foi fundamental. “O Congresso foi uma excelente oportunidade para debate de diversas demandas do setor agrícola, com pauta de assuntos da atualidade, como: alimentar o mundo com sustentabilidade e segurança alimentar, uso comercial de microbioma do solo na agricultura moderna, inovação em produtividade agrícola na era da inteligência artificial”, frisou.