Projetos Linha 2 - Tecnologias e manejo...

Soluções de Visão Computacional para manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos

O projeto visa desenvolver, aperfeiçoar e validar soluções de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina, integrando-as com sistemas de gerenciamento de dados e modelos de simulação em plataforma web, para monitoramento de culturas agrícolas e tomada de decisão de manejo de epidemias causadas por vírus transmitidos por insetos. Nesse sentido, consideram-se a concepção e o aperfeiçoamento de sistemas (armadilhas), operações e protocolos para aquisição de dados de campo e de laboratório que sejam práticos, sistematizados e minimamente automatizados, diminuindo as operações humana; a criação, a manutenção e a melhoria de aplicações de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina que permitam análise de imagens para identificação, classificação e mensuração de insetos; a validação e a integração das aplicações computacionais em plataforma web pública, permitindo o gerenciamento de dados, o monitoramento de culturas, a simulação de cenários e a emissão de alertas; e a avaliação do uso dos serviços e das funcionalidades disponíveis na plataforma web, por usuários da comunidade técnica e científica.

Responsável: Prof. Dr. Rafael Rieder


Horticultura: Ecofisiologia, propagação e manejo de olerícolas em ambiente protegido

O projeto contempla estudos sobre culturas frutíferas e olerícolas, com enfoque no cultivo em ambiente protegido e em substrato. Devido à natureza multifacetada dos agroecossistemas, as pesquisas desenvolvidas nesse projeto visam compreender os efeitos interativos da ecofisiologia, da propagação e do manejo de frutíferas e olerícolas e suas relações com biotecnologias, insumos agrícolas e fatores bióticos/abióticos. Os estudos abrangem os efeitos de manejos e tratos culturais na morfofisiologia, na fenologia, no potencial de produção e na qualidade de frutos em distintas cultivares. Também são desenvolvidas pesquisas que investigam o uso de biocarvão e fungos micorrízicos arbusculares (FMA) como bioferramentas no cultivo do morangueiro em substrato.

Responsável: Prof. Dr. José Luís Trevizan Chiomento


Manejo de pragas em plantas de importância agrícola

O projeto visa gerar conhecimentos científicos e tecnológicos que possam ser incorporados ao manejo integrado das pragas de plantas de importância agrícola. Compreendendo principalmente as plantas de lavoura: soja, milho e trigo e suas respectivas pragas-chaves. Gerando conhecimento sobre biologia, dinâmica populacional, critérios e táticas de controle, inclusive o uso de plantas geneticamente modificadas.

Responsável: Profa. Dra. Crislaine Sartori Suzana-Milan


Caracterização, Diversidade e Potencial Agronômico do Germoplasma de Culturas de Interesse Agrícola

O projeto abrange estudos sobre diversidade e potencial genético de espécies de interesse agrícola. Voltado à caracterização e avaliação de potencial agronômico. A caracterização de germoplasma é essencial para a conservação e uso sustentável da biodiversidade agrícola. Este processo envolve a descrição e análise detalhadas das características genéticas, morfológicas, fisiológicas e bioquímicas das plantas. Através da caracterização, é possível identificar e preservar variedades adaptadas a diferentes condições ambientais, resistência a pragas e doenças, e características de qualidade nutricional. Além disso, a diversidade genética presente no germoplasma pode fornecer recursos para melhoramento genético, permitindo o desenvolvimento de novas variedades mais produtivas, resilientes e nutritivas. Por meio do acesso ao germoplasma caracterizado, os agricultores têm a oportunidade de diversificar suas culturas, reduzindo a dependência de variedades comerciais e promovendo a resiliência frente às mudanças climáticas e outras pressões ambientais. A caracterização de germoplasma é fundamental para a conservação da diversidade genética e para o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes. O projeto tem por principal objetivo avaliar a diversidade genética das culturas agrícolas presentes na região, a fim de entender o potencial agronômico e identificar fontes de características de interesse para o melhoramento genético, além de avaliar culturas que possuem potencial de cultivo na região, mas que necessitam de mais estudos de viabilidade e adaptabilidade.

Responsável: Prof. Dr. Francisco Wilson Reichert Júnior


Interação solo, planta e ambiente em sistemas integrados de produção agropecuária com ênfase em produção e qualidade do leite e carne bovídea

O fortalecimento gradativo da atividade agropecuária tem posicionado o Rio Grande do Sul em destaque no agronegócio brasileiro. O estado caracteriza-se por ser um dos principais produtores de grãos, carne e leite do país. Produzir de forma sustentável e atendendo as exigências dos consumidores é um desafio para consolidar o desenvolvimento proporcionado pelo agronegócio. O Rio Grande do Sul foi pioneiro na produção de grãos como trigo, milho e soja, inicialmente na região norte e noroeste do estado. Na década de 70, o leite foi integrado a produção de grãos com perspectivas de melhor renda por área cultivada. Atualmente, a produção agrícola vem se expandindo para regiões tradicionalmente ocupada pela pecuária de corte com a perspectiva de melhorar a renda e desenvolvimento social. Até o momento há poucos estudos que apresentem informações sobre as relações que o solo, a planta e a produção de carne e leite exercem entre si em sistemas integrados de produção agropecuária. Assim, o objetivo deste trabalho será estudar as interações em sistemas agropecuários buscando entender a influência de cada elemento (solo, planta e animal) sobre a produção e qualidade do leite e da carne. Espera-se que os novos conhecimentos e informações geradas resultem em benefício para técnicos e produtores melhorarem sua atividade laboral, a fim de adotarem medidas pró-ativas que estimulem a produção de alimentos em quantidade e qualidade com sustentabilidade.

Responsável: Prof. Dr. Carlos Bondan


Proteção de Plantas: Etiologia, Epidemiologia e Manejo de Doenças em Plantas

Objetiva elucidar sobre o agente etiológico e epidemiologia de doenças de plantas de lavoura, com ênfase em soja, milho e trigo visando recomendar as estratégias de manejo mais adequadas para cada patógeno.

Responsável: Profa. Dra. Carolina Cardoso Deuner 


Diversidade de germoplasma e qualidade de sementes e grãos de espécies estratégicas para os sistemas agrícolas do sul e sudeste do Brasil

O projeto visa a pesquisa básica e aplicada de diversidade de germoplasma e de qualidade de sementes e grãos de espécies vegetais de importância agronômica para os sistemas agrícolas do Sul do Brasil. Almejam-se a geração de conhecimento para fins de melhoramento genético e o aumento de produtividade de cultivos, além do desenvolvimento de produtos e processos. São prioritárias, como objeto de pesquisa, as espécies vegetais de inverno, a aveia, a cevada e a canola e de verão, a soja. O projeto é composto por dois subprojetos: Sub-projeto 1 - Atributos de qualidade da semente e suas relações com a produtividade e Sub-projeto 2. Caracterização de germoplasma de espécies vegetais de importância agronômica quanto a sua diversidade genética e/ou resposta a estresses bióticos e abióticos.

Responsável: Profa. Dra. Nadia Canali Lângaro