Pesquisa e Inovação

Professores e egressos do PPGAdm participam do maior evento científico da área de Administração no Brasil

23/09/2022

17:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) marcou presença no EnANPAD 2022 - XLVI Encontro da ANPAD, que foi realizado de forma on-line, de 21 a 23 de setembro. No evento científico, considerado o maior da área de Administração no Brasil, professores e egressos apresentaram trabalhos.

Nesta edição, o EnANPAD teve como tema central “Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações”. A egressa e mestre em Administração, Maira Sgarbossa, apresentou dois artigos, ambos oriundos de sua dissertação, defendida em março deste ano, e dentre estes, um foi escrito com sua orientadora de mestrado, professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato. Os estudos foram: “Florescimento no trabalho: estudo em organização do segmento de energia solar fotovoltaica” e “Práticas de gestão de pessoas e suas contribuições para o florescimento no trabalho: revisão integrativa da literatura - 2011 a 2021”.

O egresso e mestre em Administração, Luan Marca, também apresentou dois artigos, escritos em parceria com seu orientador de mestrado, professor Dr. Andre da Silva Pereira, e o professor Dr. Luiz Fernando Fritz Filho. Os artigos foram: “Validação de instrumento de mensuração da capacidade estratégica de resiliência organizacional” e “Validação psicométrica da escala de resiliência relativa (ROR)”.

Além deles, a professora Dra. Anelise Rebelato Mozzato, como líder de tema no evento, coordenou a sessão sobre o tema “Jovens, profissionais maduros e o mundo do trabalho”. Segundo ela, a participação no EnANPAD proporcionou o contato com pesquisadores nacionais e internacionais, possibilitando aprendizagem e ampliando o conhecimento sobre gestão e, no caso dela, mais especificamente sobre a gestão de pessoas e relações de trabalho. “Ter trabalhos aprovados junto aos nossos estudantes do PPGAdm, ainda mais num evento deste porte, é uma satisfação incomensurável. O sentimento é semelhante por ser líder de tema num evento desta magnitude”, afirmou.

Maira comentou que participar de eventos científicos é enriquecedor, ainda mais quando se tem trabalhos aprovados, a nível do EnANPAD. “Por meio do EnANPAD, é possível estar junto de pesquisadores renomados, que são suas referências de pesquisa, debatendo e agregando conhecimentos. Além disso, é um campo fértil para estabelecer novas redes de contato, fortalecer e fazer parcerias de pesquisa e estar por dentro/conhecer temas emergentes e os avanços daqueles já ‘consolidados’ no campo da administração”, disse.