Pesquisa e Inovação

PPGAdm UPF: encontro debate o uso do Interactive Qualitative Analysis (IQA) na pesquisa em empreendedorismo

27/10/2023

16:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) promoveu, nessa quinta-feira, 26 de outubro, o encontro Pesquisas e Debates em Administração. A atividade contou com uma palestra com a temática “Interactive Qualitative Analysis (IQA): possibilidades e usos na pesquisa em empreendedorismo”, ministrada pelos professores Dr. Carlos Ricardo Rossetto e Dr. Gustavo Behling, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Participaram do evento mestrandos do PPGAdm e acadêmicos do curso de graduação em Administração. O Interactive Qualitative Analysis (IQA) se caracteriza como um método qualitativo de coleta e análise de dados com procedimentos específicos que objetivam potencializar o rigor científico. “Trata-se de um protocolo de coleta e análise de dados que concede aos participantes da pesquisa um grau de liberdade e atuação maior em tais processos a partir da mediação do pesquisador. O resultado dessas interações, feito com auxílio de software, mapeia e representa graficamente a realidade compartilhada do grupo de indivíduos participantes acerca do fenômeno estudado”, destaca a coordenadora do PPGAdm, professora Dra. Cassiana Maris Lima Cruz.

Pesquisador nas áreas de Empreendedorismo e Estratégias Organizacionais, com foco em Cognição Empreendedora e Desenvolvimento de Oportunidades, o professor Dr. Gustavo Behling estudou, em sua tese de doutorado, modelos mentais de empreendedores a fim de compreender o processo de tomada de decisão do empreendedor no momento de optar por explorar, ou não, uma oportunidade, dentro da área de estudos da Cognição Empreendedora. Para tanto, ele utilizou o método IQA, elaborando uma das primeiras teses de doutorado no Brasil, que utiliza esse método na pesquisa em Administração. O estudo resultou em uma publicação na Revista de Administração Contemporânea (RAC) com autoria dos professores Dr. Gustavo Behling, Dr. Fernando César Lenzi e Dr. Carlos Ricardo Rossetto, em 2021.

Após a explanação do conteúdo, estudantes e professores tiveram a oportunidade de expor seu interesse pela temática aos palestrantes e trocar insights entre si, contribuindo para a socialização de conhecimento entre professores e alunos de diferentes instituições de ensino e qualificando ainda mais os procedimentos de pesquisa.