Por: Assessoria de Imprensa
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, alunos, egressos e professores participam do XXV Semead - Seminários em Administração, que acontece na Universidade de São Paulo (USP)
Estudantes, egressos e professores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) tiveram trabalhos aprovados no Semead – Seminários em Administração. A atividade, reconhecida como o segundo maior evento científico da área no Brasil, ocorre de 9 a 11 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP), com uma programação repleta de ações além da apresentação de trabalhos, como workshops, painéis temáticos, keynote speakers, encontro com editores, consórcio doutoral, entre outras.
Os trabalhos aprovados pelos alunos, egressos e docentes do PPGAdm da UPF serão apresentados e debatidos em diferentes áreas da Administração, sendo eles:
- Área de Marketing, com o tema Comportamento do Consumidor:
- As Relações Do Electronic Word of Mouth (eWOM) nas Emoções de Consumo e no Processo Decisório da Escolha de uma Universidade
Me. Leonardo Conceição - UPF
Dra. Cassiana Maris Lima Cruz - UPF
Dra. Janine Fleith De Medeiros - UPF
- Área de Estratégia em Organizações, com o tema Processo Estratégico nas Organizações:
- Capacidade absortiva e desempenho de organizações de serviços educacionais profissionais
Me. Lisiane De Cássia Tier Martins - UPF
Dra. Cassiana Maris Lima Cruz - UPF
Me. Ricardo Luis Barcelos - UNIVALI
- Área de Finanças:
- Análise financeira fundamentalista como instrumento para tomada de decisão assertiva de investimento em empresas listadas na bolsa de valores brasileira
Esp. Jeferson Marcolino - Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE)
Me. Luan Marca - UPF
Me. Edson Jesus de Paiva e Silva Filho - UPF
Dr. André da Silva Pereira - UPF
- Área dos Estudos Organizacionais, com o tema Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações:
- Gestão da diversidade e aprendizagem organizacional sob a perspectiva social
Me. Bruna Ariane Rizzi - UPF
Dra. Anelise Rebelato Mozzato - UPF
Área dos Estudos Organizacionais, com o tema Comportamento Organizacional:
- Sou feliz, por isso estou aqui: uma proposta de um modelo conceitual sobre felicidade no trabalho
Mestranda Caroline Lorensi da Silva - UPF
Dra. Anelise Rebelato Mozzato - UPF
Área de Gestão de Pessoas, com o tema Carreiras de Pessoas e Organizações:
- Ageismo ao longo da vida laboral das pessoas
Dra. Anelise Rebelato Mozzato - UPF
Área de Gestão da Inovação, com o tema Gestão do Conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia:
- Spin-off acadêmica: análise bibliométrica do setor
Mestrando Gustavo de Paula Pereira - UPF
Responsabilidade com a pesquisa
De acordo com a coordenadora do PPGAdm, professora Dra. Cassiana Cruz, para o Programa, a aprovação de trabalhos científicos no XXV Semead demonstra a qualidade dos produtos desenvolvidos, enfatizando o compromisso com a pesquisa acadêmica articulada a solução de demanda das organizações, objetivando a tomada de decisões gerenciais assertivas. “O resultado das dissertações dos egressos, as pesquisas em andamento vinculadas aos projetos de pesquisa dos professores do PPGAdm e as futuras dissertações ressaltam o engajamento do corpo docente e discente com a qualificação do curso”, comenta.
Na opinião da professora Anelise Rebelato Mozzato, é uma satisfação participar mais uma vez do Semead, evento com tal magnitude e importância para a área da Administração. “A participação efetiva amplia nossos conhecimentos e nossos relacionamentos com pesquisadores de outras IEs. Ter aprovado um trabalho meu e ter trabalhos aprovados junto aos nossos estudantes e egressos do PPGAdm/UPF é muito satisfatório”, destaca.
Segundo a mestranda Caroline Lorenzi da Silva, o Semead é um evento muito significativo para a área. “O que faz com que uma publicação nos anais tenha bastante relevância e faz com que a construção do nosso trabalho seja reconhecido. Então, é uma grande satisfação poder participar de um evento com essa importância e ter um trabalho publicado dá respaldo para continuar produzindo e isso é imensurável”, pontua.